TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Governador Carlesse Determina Agilidade na Contratação de Leitos Privados Para Atender a População

Data do post: 01/07/2020 16:12:51 - Visualizações: (189) Imprimir

Governo do TocantinsO governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, coordenou na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, mais uma reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. O Comitê reúne os principais órgãos, Poderes e instituições parceiras no enfrentamento à pandemia no Estado.

Durante a reunião, foram apresentados relatórios sobre a situação da doença, nos quais o governador Mauro Carlesse cobrou mais agilidade nas ações de prevenção e controle do novo coronavírus.

“O Tocantins está conseguindo contornar a pandemia com bons resultados, ofertando atendimento médico de qualidade mesmo durante este momento difícil que o país enfrenta. Nosso dever está sendo cumprido, mas, ainda assim, quero agilidade de nossos gestores. A minha determinação é que se precisar de mais médicos, mais EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e mais leitos, eles devem ser adquiridos com urgência. O Governo não vai parar enquanto a situação não se normalizar, nosso trabalho segue ininterruptamente pelo bem-estar da nossa população”, determinou o Governador.

O encontro virtual contou com a presença de representantes das secretarias de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini; da Fazenda e Planejamento (Sefaz), Sandro Henrique Armando; da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis; da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar; da Comunicação (Secom), Élcio Mendes; da Segurança Pública, Cristiano Sampaio; do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/TO), coronel Leandro Silva; da Polícia Militar (PM/TO), coronel Jaizon Veras Barbosa; da Casa Civil, Rolf Vidal; da Assembleia Legislativa (AL/TO), diretor-geral Manoel Diamantino de Souza Junior; do Tribunal de Justiça (TJ/TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; do Ministério Público Estadual (MPTO), procuradora-geral de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira; da Defensoria Pública Estadual (DPE), defensor público-geral Fábio Monteiro; do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), conselheiro Severiano Costandrade; da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Célio; da Infraero Tocantins, superintendente Juliano de Castro; da Marinha, comandante Marcos Cezar Pires Gomes; e do Exército Brasileiro, coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento.

Taxa de Ocupação

O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), doutor Edgar Tollini, apresentou, durante a reunião, os relatórios da taxa de ocupação dos leitos públicos e privados no Tocantins, que continuam estáveis desde o início da pandemia, em março.

“Nossa taxa de ocupação, tanto das UTIs [Unidade de Terapia Intensiva] quanto de leitos clínicos segue estável, com 60% na rede pública e 35% na rede privada. Durante mais de 100 dias de combate ao novo Coronavírus, os números se mantiveram dentro de uma margem regular, demonstrando a eficácia de nossas ações que foram tomadas ainda no início da pandemia no Brasil”.

Edgar Tollini informou também que o Governo do Tocantins segue com os trabalhos para ampliar a oferta de leitos hospitalares. Nesta quarta-feira, 1°de julho, foi liberada a contratação de mais 60 leitos por meio do Centro Oncológico de Palmas, instituição privada, que agora está à disposição da rede pública de saúde.

Ainda durante esta semana, o Governo do Tocantins ampliou também a quantidade de leitos dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), que é referência para o tratamento dos casos graves da Covid-19 no Estado.

De acordo com o secretário Edgar Tollini, “agora, temos o total de 20 leitos de UTI e mais 30 leitos clínicos no HGP, todos 100% equipados para atender os pacientes que precisam de cuidados especiais”.

Transparência

Nessa segunda-feira, 29, o Governo do Tocantins conquistou o segundo lugar no ranking de transparência durante as ações de combate à Covid-19, em avaliação promovida pela ONG Transparência Internacional – Brasil (TI).

Com isso, o Estado alcançou 79,7 pontos nas contratações emergenciais feitas na pandemia, conquistando a classificação “bom”, o segundo melhor conceito dentro do ranking nacional.

Para o governador Mauro Carlesse, esse é o compromisso da gestão com a população diante desse momento de dificuldades. “Sabemos que todos estão sentindo os efeitos da pandemia, mas o cidadão tocantinense pode confiar no nosso trabalho. Somos referência no quesito transparência e no tratamento da população, já são quase 7 mil pessoas recuperadas do novo Coronavírus e que estão prontas para voltarem a sua vida normal”, afirmou.

Indígenas

Preocupado com a situação das comunidades indígenas do Tocantins, o governador Carlesse determinou, durante a reunião do Comitê de Crise, atenção especial para os povos tradicionais. Dentro dos próximos dias, a SES vai enviar mais de 1.000 testes e equipamentos de proteção individual para as aldeias do Estado.

Além disso, a Seciju também vai realizar uma força-tarefa para testagem da comunidade carcerária, com o envio de mais de 1.500 testes para serem feitos no sistema prisional do Tocantins.

De acordo com o Governador, esse é o papel do Comitê de Crise, responsável por formar ações específicas e rápidas para atender os setores mais sensíveis no Estado. “Nosso Comitê foi elaborado justamente com o propósito de formar ações especializadas e pontuais para cada realidade do Estado. A resposta durante uma pandemia tem que ser ágil, e é assim que estamos conseguindo controlar a situação”, concluiu.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.