TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Mesmo Com a Pandemia da Covid-19, Instituto de Identificação Segue Com Atendimento e Garantia de Serviços Importantes à População

Data do post: 01/07/2020 16:22:54 - Visualizações: (690) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOAlém dos atendimentos presenciais, Instituto de Identificação investiu na melhoria, aperfeiçoamento e ampliação da plataforma PAPI. 

Para garantir a manutenção dos direitos de centenas de cidadãos que necessitam solicitar documentos importantes para a vida civil, como Carteiras de Identidade ou Certidão de Antecedentes Criminais, o Instituto de Identificação, vinculado à Superintendência de Polícia Científica da Secretaria da Segurança Pública, manteve em meio a pandemia da Covid-19, o atendimento de diversos Postos de Atendimento no interior do Estado e da sede do Instituto na Capital.

Os últimos postos de atendimento inaugurados antes do início da pandemia, nos municípios de Caseara e Santa Rosa do Tocantins, por exemplo, produziram juntos desde a inauguração no mês de março deste ano, um total de 352 processos de identificação civil objetivando a emissão da Carteira de Identidade, destes, 230 foram pra a primeira via e 122 para a segunda via do RG.

A inauguração dos Postos de Atendimento, foi resultado de uma parceria assertiva entre as prefeituras dos municípios e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO). “A comunidade dos municípios tem demonstrado grande satisfação com os serviços ofertados e a receptividade dos trabalhos tem sido muito positiva” destacou a diretora de papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes César Silva.

PAPI

Além disso, as últimas atualizações da Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI), possibilitam ao cidadão solicitar e ter a posse em até 24 horas da Certidão de Antecedentes Criminais através do site da SSP-TO, https://iito.ssp.to.gov.br/agendamento, tornando o processo mais ágil e seguro. Ainda no site é possível realizar a autenticação da certidão emitida pelo Instituto de Identificação.

Novas ferramentas

Em breve a plataforma PAPI permitirá o cadastro e gerenciamento de documentos perdidos, furtados ou roubados, que de alguma forma foram recuperados e entregues nas Delegacias de Polícia Civil ou em qualquer uma das unidades do Instituto de Identificação. A nova ferramenta permitirá ao cidadão que teve seus documentos perdidos, furtados ou roubados, consultar através de um link que será disponibilizado no site da SSP-TO, se seu documento foi encontrado por alguém e disponibilizado para resgate. A vantagem, é evitar que o cidadão arque com os custos para a emissão da segunda via de documentos como RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e outros.

Com essa ferramenta, será possível consultar por tipo de documento e caso seja localizado um registro compatível com os critérios pesquisados, o cidadão ficará sabendo em qual unidade seu documento está disponível para resgate.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.