Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ações Das Escolas Estaduais Cívico-Militares é Pauta de Videoconferência Entre Educação e Polícia Militar

Data do post: 03/07/2020 15:40:01 Imprimir -  Compartilhar

PM-TOEm videoconferência realizada nessa quinta-feira, 2, representantes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Polícia Militar (PM) discutiram assuntos inerentes às três unidades escolares do Tocantins que fazem parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A titular da Seduc, Adriana Aguiar, e o chefe do Estado Maior, coronel Barbosa, também participaram da reunião.

A pauta abordou as formações promovidas com as equipes das escolas, as ações realizadas durante o período da pandemia pela Unidade Técnica Executiva de Estudos de Oferta e Modalidades Especiais em relação à implantação do Programa nas seguintes unidades escolares: Escola Estadual Cívico-Militar (Ecim) Hercília Carvalho da Silva, em Gurupi; Escola Estadual Cívico-Militar Maria Dos Reis Alves Barros, em Palmas; e Escola Estadual Cívico-Militar São José Operário, em Paraíso do Tocantins.

Na oportunidade, também foram apresentados os oficiais militares e monitores, que, a partir de agora, passam a integrar a equipe escolar para desenvolvimento de suas atribuições conforme as orientações do Pecim.

Para a diretora da Ecim de Gurupi, Leila Ribeiro da Silva Alves, a reunião foi de suma importância para o desenvolvimento desse grandioso projeto que visa à melhoria da comunidade a qual está inserido. "Conhecemos os novos colegas militares que, oficialmente, estarão junto conosco, partilhamos as experiências de cada unidade e pudemos também alinhar as atividades que serão realizadas a partir de agora”, frisou.

Pecim

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que objetiva contribuir para a melhoria da Educação Básica do Brasil, por meio da implantação do modelo de Escolas Cívico-Militares, com uma gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

Conforme a gestora da Seduc, a parceria com o Governo Federal e a PM busca ainda colaborar para a construção de valores cívicos e para o combate à violência. “Os trabalhos pedagógicos nessas escolas continuam com os currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular. No Pecim temos ainda o papel de promover um trabalho preventivo nessas comunidades a partir do resgate de valores e do civismo”, ponderou.

O capitão da PM, Dianyr Jales da Silva, enfatizou a importância da união de esforços em prol do bem comum. “A nossa expectativa para esse programa é que possamos somar forças com a Educação para que possamos ajudar a resolver problemas socias. Nossa esperança é que essa parceria seja muito produtiva”, relatou.

 

Fonte: PM-TO