Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Unitins Inova e Oferece Formação Continuada Para Docentes Em Formato Totalmente Digital

Data do post: 22/07/2020 18:12:48 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsCom um formato totalmente novo, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizará, no mês de agosto, a Jornada de Imersão Pedagógica. O evento substituirá a antiga Semana Pedagógica, porém com o mesmo foco na formação continuada dos docentes para aumentar a qualidade e a eficiência do ensino. Neste ano, o tema é O Ensino Híbrido e as Metodologias Ativas de Aprendizagem.

O evento ocorrerá de 3 a 21 de agosto e será totalmente on-line, com transmissão via You Tube, no canal oficial da Unitins, enquanto as oficinas ocorrerão pelo Google Meet. As inscrições para as oficinas serão abertas no próximo dia 27 de julho para o público docente, que receberá o link de inscrição no e-mail institucional.

O evento é voltado para os professores dos cinco câmpus da Unitins e também de outras instituições de ensino do Estado, já que as transmissões das palestras via You Tube serão abertas.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, reforça o convite às demais universidades do Estado, sejam elas privadas ou públicas, para "discutirmos as diferenças entre os processos de ensinar e aprender, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem”.

O reitor explica ainda que o evento, realizado desde de 2018, anteriormente com o nome Semana Pedagógica, vem trazendo ações e temáticas que culminam no que será abordado na Jornada de Imersão Pedagógica deste ano. "Fruto desse caminhar e de adaptações necessárias frente à pandemia do novo Coronavírus, pois, ainda que se trate de uma questão de saúde pública, afetou os mais diversos campos no cenário mundial, trazendo consequências econômicas, políticas, sociais e, consequentemente, no campo educacional”, destaca.

Para a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, "a maior preocupação, quando pensamos nessa imersão pedagógica, foi entender as necessidades dos nossos acadêmicos e no que podemos auxiliar o nosso professor para que essa interlocução ocorra, aliando aprendizagem e recursos disponíveis. Para isso, é importante que o compartilhamento de experiências entre universidades, professores e boas práticas já consolidadas na Unitins sejam observadas", considera.

Segundo a diretora de Pesquisa Institucional da Unitins, Arlenes Buzatto Delabary Spada,  o objetivo da imersão pedagógica é oportunizar aos docentes conhecimentos e reflexões sobre o que se discute em educação no País. "A exemplo do que ocorreu nas duas últimas jornadas, as instituições propõem-se a abrir horizontes sobre possibilidades e, no atual contexto, embarca uma série de ferramentas digitais gratuitas, para dinamizar o processo de aprendizagem dos discentes", explica.

Programação

Dentre as novidades da jornada, Arlenes Buzatto Delabary Spada conta que ela será gameficada, ou seja, cada atividade executada pela equipe será recompensada com pontos. Esses geram bônus, que levarão a podcasts exclusivos ou lives com participação dos líderes das equipes. Haverá também trilhas de aprendizagem divididas em dois níveis: iniciante e aventureiro.

A diretora explica ainda que está sendo criado um site para armazenar as informações sobre a imersão, os palestrantes, os temas que serão abordados e os conteúdos que devem ser lidos com antecedência.

A programação deverá ser divulgada ainda nesta semana. Alguns nomes já estão confirmados, como do professor José Moran (USP), no dia 3 de agosto, às 10 horas, em uma Web Talk. O professor é um dos maiores nomes em Ensino Híbrido e Metodologias Ativas no País.

Fonte: Governo do Tocantins