Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo Do Tocantins Promove a Semana Mundial De Aleitamento Materno e Agosto Dourado

Data do post: 29/07/2020 22:08:36 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsA Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, Diretoria de Atenção Primária e Comitê Estadual de Aleitamento Materno divulga a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e o Agosto Dourado.  Próximo mês é dedicado ao incentivo da amamentação, cujo tema deste ano é: Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável.

A SMAM é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno e todo ano é mundialmente comemorada na primeira semana do mês de agosto. Paralelo à Semana, acontecem às atividades voltadas para o Agosto Dourado, instituído no Brasil, em 2017, que tem as ações de saúde neste mês voltadas para a importância desse alimento para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças.

Em respeito às recomendações do Ministério da Saúde (MS) acerca da pandemia que o país enfrenta, as atividades ocorrerão de forma online, por meio da plataforma Google Meet. O público alvo da campanha são os gestores, profissionais de saúde, estudantes, gestantes, puérperas e população geral. Dentre as atividades que se iniciam a partir desta sexta-feira, 31, tem-se a disponibilização do material de divulgação para os municípios e maternidades, seminário online de aleitamento materno, carreata do Aleitamento Materno e exibição do filme “Tigers”, como disposto na programação.

Aproveitamos o mês de agosto, para intensificar ainda mais as ações sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno, tanto para o bebê quanto para as mães, e agora com o tema deste ano é apoiar o aleitamento materno para um planeta saudável. Vamos abordar o tema sob o impacto dentro do nosso planeta e o cuidado com o meio ambiente, temos essa missão de divulgar a amamentação também como ato sustentável. Então são importantes as ações de intensificação de divulgação neste mês para que possamos incentivar da maneira mais eficaz, a amamentação”, pontua a coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Walkíria Pinheiro.

Com o objetivo de reduzir as taxas de mortalidade infantil, a Campanha esse ano, promove ações voltadas para a saúde da criança e os impactos da amamentação na proteção do nosso planeta, conscientizando a população sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os seis meses e complementada com outros alimentos até os dois anos de idade do bebê ou mais.

 

Fonte: Governo do Tocantins