TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Naturatins Apreende Redes, Armadilhas, Peixes e Arma De Fogo No Parque Estadual Do Cantão

Data do post: 04/08/2020 11:05:57 - Visualizações: (291) Imprimir

Governo do TocantinsAtividade de patrulhamento realizada pela equipe do Parque Estadual Cantão (PEC) e do Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPMA), entre sábado, 1° de agosto, e essa segunda-feira, 3, resultou na apreensão de 1.250 metros de redes de diversas malhas, além de apetrechos para capturar quelônios (tartarugas da Amazônia), caixa de isopor e 40 Kg de peixe da espécie pirarara. Também foi apreendida uma espingarda calibre 5.5, adaptada para calibre 22, e um saco com quatro quelônios.

O patrulhamento foi feito de barco nos rios Araguaia, Javaés e Javaezinho, além de lagos localizados dentro do PEC, cuja gestão é competência do Governo do Tocantins, por meio  do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Ao avistar a equipe de fiscalização e patrulhamento, os infratores fugiram do local, deixando para trás o material usado para prática de caça e pesca ilegal.

Durante a operação, os agentes localizaram pessoas que estavam acampando no interior do Parque, que é proibido. Eles foram orientados a desmontar as barracas, recolherem o lixo produzido e deixarem o local.

Todo o material apreendido foi levado para o Destacamento da Polícia Militar Ambiental, em Caseara, e o pescado, por correr risco de perecimento, também foi doado para comunidade do mesmo município. A operação contou com apoio por terra, equipe embarcada e também suporte de um drone.

O supervisor do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória, ressalta que o parque é um local privilegiado e rico em biodiversidade, por isso precisa que todos, especialmente os moradores das comunidades ribeirinhas, ajudem a fiscalizar e denunciem quando verem alguma movimentação fora do comum. “Nesse período de isolamento social, aumentou de maneira significativa o fluxo de pessoas dentro dos rios e lagos do Cantão, mesmo sabendo que é proibida a pesca nesses locais, por isso os patrulhamentos são constantes”.

 

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.