Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Fiscais Da Adapec Apreendem 10 Toneladas De Pescado Clandestino

Data do post: 10/08/2020 19:46:21 Imprimir -  Compartilhar

ADAPEC-TOPara transitar com produtos de origem animal é obrigatório registro no serviço oficial, além de cumprir todas as normas exigidas na legislação.

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam 10 toneladas de pescado clandestino e acondicionado de maneira imprópria, na barreira fixa de Serra Geral, localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus. A origem da carga era Santarém-PA, com destino a Xique- Xique-BA. O proprietário foi multado em R$ 4,5 mil, e os peixes apreendidos foram inutilizados no aterro sanitário de Dianópolis, nesta sexta-feira, 7.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Ricardo Matarazzo, durante a fiscalização rotineira constatou-se que se tratava de pescado eviscerado, juntamente com pescado não eviscerado, das espécies mapará e mandira. “Estavam acomodados a granel, espalhados no assoalho sujo e em contato direto com as paredes do baú, potencializando o risco à saúde pública. Já que o correto era estar dentro de caixas para evitar contaminação”, explicou.

Outro agravante é que não havia registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), necessários para trânsito interestadual. “O condutor foi orientando sobre a obrigatoriedade de inspeção oficial para comercialização desses produtos, além dos selos disponíveis e sua abrangência territorial”, afirmou o inspetor.

O pescado é altamente perecível, quando não inspecionado traz riscos à saúde, pois pode estar contaminado com metais pesados, agrotóxicos e outros contaminantes, principalmente, se for oriundos de lagos e rios com alto índice de poluição ou com presença de garimpos e uso indiscriminado de agroquímicos.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Dianópolis e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Alerta

O gerente de inspeção da Adapec, Antônio Caminha, explica que anualmente uma em cada 10 pessoas adoecem por doenças transmitidas por alimentos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e que consumir um produto sem inspeção o consumidor corre o risco de se contaminar com bactérias, principalmente por Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus), causadoras de diarreia, vômito e infecção que pode levar a morte.

 

Fonte: ADAPEC-TO