TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Em Apoio à Defesa Civil Estadual, Ciopaer Realiza Monitoramento e Combate a Focos De Incêndio Na Serra Geral Em Natividade

Data do post: 17/08/2020 15:38:02 - Visualizações: (440) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOTrabalho integrado de vários órgãos está possibilitando maior efetividade das ações de combate às queimadas na região.

Desde o início da manhã desta segunda-feira, 17, uma equipe do Tocantins do Centro de Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) está realizando voo de monitoramento, transporte de brigadistas e lançamentos de água pelo helibalde na Serra Geral em Natividade, na região sudeste e 200 quilômetros de Palmas.

O objetivo é dar combate às dezenas de focos de incêndio que há quatro dias provocam queimadas na Serra Geral. Dessa forma, num trabalho integrado com as equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Natividade e sete brigadistas, a aeronave Tocantins 1 está dando suporte para que em terra as equipes possam agir com efetividade e apagar os focos. Além disso, o Tocantins 1 fez no período da manhã 16 lançamentos de água com o helibalde.

O trabalho das equipes prossegue nesta tarde de segunda-feira. Conforme afirma o Diretor Executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Alex Matos Fernandes do Corpo de Bombeiros, o objetivo é dar efetividade ao combate aos focos de incêndio. Para isso, o trabalho integrado das equipes que estão no local é de vital importância para o sucesso da operação. Segundo o major Matos, pela manhã foram realizadas ações de avaliação preliminar, lançamentos de brigadistas nos local e o combate aos focos.

Conforme o operador aerotático do Ciopaer, piloto major Dennys Dalla, a operação no local é delicada, de difícil acesso e nesta segunda-feira foi ainda mais difícil por conta das condições climáticas: muito quente e ventos. “Mas, conseguimos fazer o monitoramento e passar a localização dos focos para as equipes”, observou o major Dalla ao ressaltar que também foram realizados 16 lançamentos de helibalde pela manhã e que a meta para o período da tarde é fazer o mesmo número de lançamentos.

Ciopaer

A Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins. O Ciopaer é composto por agentes das Forças de Segurança, sendo: Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.