TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Governo Do Tocantins Pede Cautela Na Reabertura Dos Atrativos Do Jalapão

Data do post: 17/08/2020 15:40:56 - Visualizações: (523) Imprimir

Governo do TocantinsDesde o mês de abril, o Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), vem discutindo com os setores da sociedade que atuam na cadeia do turismo tocantinense a retomada segura das atividades do setor. A evolução do novo Coronavírus (Covid-19) tem sido acompanhada de perto e continua sendo um desafio.

“O governador Mauro Carlesse sempre defendeu a importância da retomada econômica do Estado, porém, dentro de critérios que priorizam a saúde da população”, explica o presidente da Adetuc e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, ressaltando que as ações das pastas sempre foram acompanhadas e aprovadas pelo Comitê Gestor de Crise para Prevenção da doença.

Diante da decisão dos três municípios que concentram a maioria das atrações turísticas do Jalapão, de abrir as portas aos viajantes nos próximos dois meses, o Governo do Estado pede cautela diante do pico de contaminação.

“Estamos dando prosseguimento a todas as medidas necessárias para a reabertura do Parque Estadual do Jalapão, mas a data será definida somente após uma avaliação criteriosa sobre o avanço da pandemia. Isto inclui a redução dos índices de ocupação dos leitos hospitalares específicos aos pacientes contaminados pelo novo Coronavírus para índices abaixo de 40%”, completa Tom Lyra, lembrando que o Estado está aumentando sua capacidade de atendimento hospitalar, mas é fundamental que a população siga evitando aglomeração e fazendo uso de máscaras e álcool em gel.

Entenda

Entre os meses de abril e julho, a Adetuc conduziu uma série de webconferências e reuniões presenciais para discutir as medidas necessárias à reabertura do Parque Estadual do Jalapão.

Os protocolos de controle sanitário apresentados por prefeituras municipais e associações - condensados pela Superintendência de Desenvolvimento do Turismo -, foram avaliados pelo Comitê Gestor de Crise para Prevenção da Covid-19, por médicos, bem como por técnicos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Após aprovação, foram entregues pessoalmente pelos prefeitos de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix ao governador Mauro Carlesse.

No protocolo, constam as medidas necessárias ao controle de fluxo turístico, como: reuniões de orientação dos empresários para a adoção de medidas de segurança propostas nos protocolos; criação de um passaporte para controle de acesso, reduzindo a 30% o número de visitações diárias; exigência de exame prévio para Covid-19;  proibição do ingresso de turistas individuais que não estejam com guia/operadora; montagem de sete barreiras fixas, sendo cinco para controle de acesso, nos municípios de Novo Acordo, Lizarda, Mateiros (Galhão), Lagoa do Tocantins e Ponte Alta; e duas de policiamento, para controlar o acesso às comunidades do Prata, em São Félix, e Mumbuca, em Mateiros.

O Governo do Estado definiu o dia 19 de julho para a reabertura do turismo no Jalapão, porém, as prefeituras informaram que não suspenderiam seus decretos de restrição ao turismo e comércio. Sendo uma responsabilidade municipal, e entendendo que não seria possível abrir a Cachoeira da Velha, as Dunas e a Serra do Espírito Santo de forma isolada, a gestão estadual decidiu acatar a decisão das prefeituras.

 

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.