TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Tocantins abre oficialmente campanha de vacinação antiaftosa na Ilha do Bananal

Data do post: 18/08/2020 17:38:34 - Visualizações: (345) Imprimir

ADAPEC-TOA expectativa é vacinar 100 mil bovinos e bubalinos indiferente da faixa etária e garantir a manutenção do status sanitário.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, abriram oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, nesta segunda-feira, 17. A estimativa é de que o serviço oficial vacine cerca de 100 mil bovinos e bubalinos, distribuídos em aproximadamente 350 retiros. A campanha iniciou dia 1º de agosto e segue até o dia 30 de setembro.

Os gestores acompanharam a vacinação no retiro Boa Nova, de Sandoval Pinheiro. De acordo com Thiago Dourado, a manutenção da saúde animal é crucial para o avanço do status sanitário que o Estado está pleiteando com a retirada da vacinação que deve ocorrer a partir de 2021. “O cuidado deve ser permanente, as equipes são treinadas e tem muita experiência no acesso a região. Acreditamos que tudo será feito em tempo hábil e com toda presteza de sempre para mais uma vez alcançarmos 100% do rebanho”, avaliou.

Além de promover a Agulha Oficial que terá duração de 60 dias, o Governo do Estado, por meio da Agência, doou 5 mil doses de vacinas para o rebanho pertencente aos indígenas. “O objetivo desse apoio é garantir que todos os animais sejam imunizados, mantermos a segurança sanitária e o cumprimento das metas, para em breve, tornarmos livre da enfermidade sem vacinação”, destacou Alberto Mendes.

A declaração da vacinação é feita de forma imediata, já que são os próprios técnicos que a executam.

Campanha na Ilha

Em 2019, foram vacinados 116.796 animais, destes 92,13% sob a responsabilidade dos técnicos da Adapec, o restante contou com o apoio das equipes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Ambos vêm contribuindo há alguns anos com a campanha na Ilha e seguirão também na etapa deste ano.

Nessa região, que tem cerca de 2 milhões de hectares, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, devido às suas características de relevo e terreno, já que no período chuvoso fica alagada e, portanto quase intransitável. Na parte que abrange o Tocantins, a Ilha faz divisa com oito municípios: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium.

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.