TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Adapec Destaca Importância Da Devolução Das Embalagens Vazias De Agrotóxicos No Dia Nacional Do Campo Limpo

Data do post: 20/08/2020 20:04:07 - Visualizações: (271) Imprimir

 

ADAPEC-TODia Nacional do Campo Limpo é celebrado nesta terça-feira, 18 de agosto.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) aproveitou nesta terça-feira, 18, data em que se comemora o Dia Nacional do Campo, para reforçar aos produtores rurais, a importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, bem como os cuidados no manuseio e aplicação destes produtos.

“Apesar de estarmos numa pandemia, queremos alertar os produtores rurais tocantinenses para que continuem assumindo com responsabilidade o compromisso com a devolução de suas embalagens nas centrais e postos de recebimento,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa destacou que a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos é uma exigência da Lei, e que por isso, os produtores devem devolvê-las com suas tampas e rótulos no prazo de até um ano após a compra, porém, se sobrar produto na embalagem ele tem mais seis meses de carência para a devolução. “As embalagens devem ser submetidas à tríplice lavagem, para reduzir a quantidade de resíduo e o risco de contaminação humana, dos animais e do meio ambiente,” completou Carlos Cesar.

Carlos Cesar também alertou para que os produtores só façam uso de agrotóxicos quando houver realmente a necessidade, e mediante receituário agronômico emitido por um profissional especialista na área de agrotóxicos.

Para fazer a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, nas centrais ou postos de recebimento, o produtor deve fazer um agendamento, conforme está indicado o local na nota fiscal da compra do produto.

No Tocantins, a Adapec atua realizando ações de fiscalização dos agrotóxicos nos estabelecimentos comerciais agrícolas, observando o cadastramento, as condições de segurança do armazenamento, a documentação de origem, receituário agronômico, entre outros documentos. O órgão também realiza fiscalização do uso de agrotóxicos e o armazenamento nas propriedades rurais, bem como a devolução das embalagens vazias nas unidades de recebimento e do uso correto e seguro de agrotóxico e seus componentes e afins.

Dia Nacional do Campo Limpo

Foi uma data criada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) que tem como objetivo reconhecer a participação dos diferentes agentes, agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público no processo de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.

Recomendações e cuidados

O produtor só deve adquirir produto agrotóxico com receita agronômica emitida por profissional legalmente habilitado.

Usar Equipamento de Proteção Individual durante o manuseio de agrotóxico.

Na aplicação dos produtos, é importante ler as instruções na bula do produto; lavar todo material usado para misturar e aplicar os agrotóxicos; fazer a revisão no equipamento observando se está em perfeita condição de uso; preparar a calda na quantidade certa, longe de casas e cursos de água; não fumar, não beber e nem comer durante o preparo da calda e aplicação; nunca aplicar o produto contra o vento; fazer a tríplice lavagem após a aplicação; lavar os equipamentos de aplicação longe das casas, rios, represas etc; lavar os EPIs e as roupas separadamente das outras e deixá-las secar ao ar livre; tomar banho com água fria e sabão para retirar qualquer resíduo do agrotóxico.

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.