Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Segurança Pública Discute Implantação De Centro Integrado De Comando e Controle Do Tocantins

Data do post: 20/08/2020 20:48:40 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOReunião também teve o objetivo de alinhar os serviços atualmente prestados pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP).

A implantação do Centro Integrado de Comando e Controle do Tocantins (CICC-TO) e o alinhamento dos serviços atualmente prestados pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP) foram temas discutidos nesta quinta-feira, 20, na sala de reuniões da Secretaria da Segurança Pública. Coordenada pela Superintendência de Segurança Integrada (SSI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), a reunião contou com a participação diretoria do SIOP, que integra as Forças Estaduais de Segurança, representadas pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

As ações de implantação do CICC-TO estão sendo coordenadas pelo secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, pelo superintendente de Segurança Integrada, delegado de Polícia Marcelo Falcão, na ocasião da reunião representado pelo diretor da Escola Superior de Polícia (Espol), delegado Ronie Augusto Rodrigues Esteves e pelo diretor do SIOP, delegado de Polícia, Ricardo Real.

De acordo com o diretor do SIOP, Ricardo Real, o projeto de implantação do CICC –TO está em fase de desenvolvimento e faz parte da política de integração das instituições de segurança pública. “O objetivo é fomentar a integração das Forças de Segurança e fornecer uma visão ampla dos incidentes e eventos relacionados à defesa social. Objetiva também oferecer resposta mais rápida e eficaz aos atendimentos dos incidentes de urgência e emergência” destacou ele, complementando ainda que objetivos secundários são promover a aplicação otimizada dos recursos humanos e materiais das Forças de Segurança.

Na prática, as ações integradas do Centro Integrado de Comando e Controle do Tocantins baseiam-se, por exemplo, na coordenação de atendimentos, com base em protocolos previamente estabelecidos, em ocorrências de grande vulto que demande a atuação de várias forças de segurança ao mesmo tempo.

Recursos

No início do mês de julho, a SSP-TO foi contemplada com R$ 2,4 milhões em emendas parlamentares. As emendas, no valor individual de R$ 100 mil, foram destinadas à SSP-TO pelos 24 deputados da Assembleia Legislativa do Tocantins para ser utilizada no reaparelhamento do SIOPE e no aparelhamento das Delegacias de Polícia Civil do Estado.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO