TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Governo Do Tocantins Lança Consulta Pública Referente à Formação Geral Básica Do Novo Ensino Médio

Data do post: 26/08/2020 17:35:09 - Visualizações: (376) Imprimir

Governo do TocantinsDentro da programação do seminário Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançou nesta quarta-feira, 26, consulta pública referente à formação geral básica para implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Tocantins.

A consulta pública marca a primeira etapa da entrega do Documento Curricular do Tocantins (DCT). Na segunda etapa, será feita a entrega dos itinerários formativos que irão compor a parte diversificada do currículo. “Trata-se de um documento direcionado ao território tocantinense, por isso a consulta pública é aberta aos profissionais da educação e aos interessados em cada área do conhecimento”, explicou a gerente de Ensino Médio, Schierley Colino.

Ao acessar os formulários, os interessados terão acesso a uma versão preliminar do DCT, por área do conhecimento: Ciências Humanas Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que foi elaborada por colaboradores que compõem a equipe ProBNCC – etapa Ensino Médio.

“A partir dessa consulta, conseguiremos a ampliação da visão da proposta que, posteriormente, se tornará a base do currículo do Ensino Médio. As proposições de representantes dos entes federativos somarão de forma muito positiva. Temos assim, um documento que será construído de forma coletiva”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

A consulta está dividida em duas partes: Texto Introdutório e Planilha das Aprendizagens Essenciais, dispostas por áreas de conhecimento. O documento ficará disponível para consulta até o dia 27 de setembro de 2020, e as contribuições serão recebidas por meio do preenchimento dos formulários.

Formação

Na ocasião da abertura do seminário, também foi lançada a formação sobre o DCT – etapa Ensino Médio no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). “São cursos oferecidos pelo MEC [Ministério da Educação], que vem ao encontro da formação do professor, ao enriquecer o trabalho em sala de aula e agregar valores à prática docente, nesse momento de consulta pública do Documento Curricular do Tocantins”, explicou Schierley Colino.

Escuta

No que se refere aos possíveis temas de itinerários formativos, que estão em fase de elaboração e que irão compor a parte diversificada do Documento Curricular do Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes realizará, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, escuta direcionada com estudantes, pais/responsáveis e professores. A partir das colaborações, será possível adequar a parte diversificada do currículo com a realidade de cada unidade de ensino.

Seminário

O seminário Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia iniciou nesta quarta-feira, 26, e segue até a quinta-feira, 27. Durante os dois dias, serão abordados temas ligados às políticas e aos processos avaliativos que impactam a aprendizagem no período da Covid-19 e pós-Covid-19, visando dar o suporte necessário aos profissionais da educação.

Formulários

Os links para participar da consulta pública referentes à Formação Geral Básica do Novo Ensino Médio e da escuta sobre os temas dos itinerários formativos estão disponíveis no site da Seduc Tocantins em: https://seduc.to.gov.br/consulta-publica-doc-curricular---ensino-medio/.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.