TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Tocantinópolis Registra Seu Primeiro Caso de Coronavírus Entre os Indígenas da Etnia Apinajé

Data do post: 27/08/2020 01:07:47 - Visualizações: (1827) Imprimir

Imagem do Site Tocnoticias.com.brSomente neste mês de Agosto os casos notificados já somam 759 com 223 novos casos, os óbitos por Covid neste mesmo mês somam 04 e para abalar mais ainda, eis que surgiu o primeiro caso dentre os indígenas da etnia Apinajé.

Até agora neste mês de Agosto cerca de 223 novos casos foram identificados pelo Centro de Triagem, UPA e Unidades Básicas de Saúde.  Sendo que nesta quarta-feira (26), identificaram o primeiro caso entre os índios apinajé´s, sendo esta uma indígena moradora da Aldeia São José que está isolada numa casa na cidade.

O anúncio foi feito pelo Secretário de Saúde Jair Aguiar, que usando das redes sociais informou o seguinte: “Registramos hoje (26/08), o primeiro caso de COVID-19 entre os indígenas da etnia Apinajé. Trata-se de uma jovem de 22 anos que estuda em Araguaína e ao retornar para Tocantinópolis com sintomas, ficou em isolamento domiciliar (na cidade) e testou positivo para a COVID-19.”

Segundo o secretário, aconteceu uma reunião com representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Saúde Indígena - DSEI (Pólo de Tocantinópolis) e lideranças indígenas.

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), para tratar do assunto e deliberar sobre as ações que objetivam impedir o avanço do Coronavírus nas Aldeias.

Foto ReproduçãoTocantinópolis era a única cidade que ainda não apresentava casos da doença entre os indígenas. Vale ressaltar que o município recebeu até agora para combater o Coronavírus nada menos que R$ 3.035.977,00 (Três milhões, trinta e cinco mil, novecentos e setenta e sete reais), somente do Governo Federal, mais existem ainda outros valores oriundos de repasses de deputados federais, estaduais e senadores. No total o valor pode chegar a R$ 5 Milhões de reais.

Até o fechamento desta, o maior combate que já foi feito pela gestão com essa dinheirama toda que recebeu foi colocar duas barreiras sanitárias em duas entradas e saídas da cidade, sendo estas na Beira Rio, e Rodovia TO-126 na saída/entrada do Bairro Alto Bonito, deixando duas outras saídas ou entradas livres, uma delas é a que leva à cidade de Maurilândia do Tocantins na mesma TO-126 e na Rodovia TO-210  no setor Rodagem.

Casos Ativos

Os setores da cidade que possuem casos ativos são os seguintes:

Centro: 31

Alto Bonito: 10

Vila Matilde: 10

Vila Antonio Pereira: 08

Alto da Boa Vista I: 06

Alto da Boa Vista II: 06

Setor Dergo: 05

Beira Rio: 04

Povoado Ribeirãozinho: 03

Rodagem: 02

Vila Tibério Azevedo: 02

Setor Aeroporto: 02

Setor Sol Nascente: 02

Povoado Olho D`água: 02

Vila Santa Rita: 01

Vila Padre Cesare Lelli: 01

Povoado Pedro Isaias: 01

Aldeia São José: 01

Fonte: Redação do Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.