Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Veículo Para Atendimentos Itinerantes Da DPE Será Utilizado Na Atuação Pelos Consumidores

Data do post: 02/09/2020 17:52:59 Imprimir -  Compartilhar

Defensoria Pública-TOA Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) passa a contar oficialmente com um veículo exclusivo para atendimento itinerante da Instituição que será utilizado nas diversas atuações relacionadas à defesa dos direitos dos consumidores. O microonibus da marca Mercedes-Bens, modelo LO916/48KA, é totalmente adaptado para ser uma ampla sala de atendimentos, com segurança e conforto para membros, servidores e pessoas assistidas, tendo sido entregue nesta quarta-feira, 2, ao Núcleo Especializado em Defesa do Consumidor (Nudecon) por meio de solenidade online no canal da Defensoria no Youtube, transmitido ao vivo.

O veículo é resultado de um convênio entre a DPE-TO e o governo federal iniciado entre 2015 e 2016 percorrendo uma série de etapas até chegar à entrega oficial, sendo fruto de esforços dos coordenadores do Nudecon e das Administrações Superiores desde então.

A unidade móvel do Nudecon será utilizada em atendimentos itinerantes possibilitando, assim, que membros, servidores e estagiários atuem in loco em bairros localizados distantes da Instituição, descentralizando os atendimentos e ampliando ainda mais o acesso de todos e todas.

“Espera-se contribuir para a conscientização econômica dos consumidores integrantes do público-alvo da Defensoria Pública do Tocantins, estimulando o fortalecimento da cidadania”, disse o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos.

Na solenidade de entrega do veículo, Fábio Monteiro ressaltou a participação de todos os membros ligados ao Nudecon desde o início das tratativas para o convênio e, na oportunidade, falou também da atuação da Defensoria nos últimos meses: “Mesmo em um ano atípico, repleto de situações que exigem respostas rápidas e assertivas, a Defensoria tem se mantido firme para assegurar o acesso jurídico aos necessitados”.

Coordenador do Nudecon, o defensor público Daniel Gezoni disse que o veículo é um importante instrumento para ampliar e diversificar a forma de atuação do Núcleo. “É fruto do esforço que superou apenas uma gestão. É um ônibus amplo, moderno, confortável e o mais importante, ele permitirá que a Defensoria saia da sua sede e vá atender aos assistidos consumidores nos mais diversos lugares. Ir onde nós somos realmente necessários. Fico muito feliz de poder participar dessa importante conquista para o consumidor e para a Defensoria Pública”, declarou.

O veículo

O ônibus da marca Mercedes-Bens, modelo LO916/48KA contém dois extintores, dois suportes de extintor veicular; três lixeiras de aço inox, uma escada com dois degraus; 12 cadeiras de plástico com braço; seis cadeiras giratórias executiva; sete cadeiras fixas executiva; um bebedouro; uma TV de LED Full HÁ 32”; três aparelhos condicionadores de ar; uma cortina de ar; dois roteadores TP-Lik wireless com duas antenas; e dois links 4G antena internet.

Repercussão

O processo para aquisição do veículo iniciou-se na gestão do defensor público Fabrício Brito no Nudecon. Para ele, a concretização desse projeto é motivo de comemoração. “É o resultado de esforços do Nudecon, que buscou recursos junto à União visando ampliar os atendimentos aos consumidores pobres do Tocantins. Por meio desta unidade, a Instituição, através dos seus programas itinerantes, poderá estar mais próxima da comunidade carente, levando a quem mais precisa cidadania, dignidade e acesso à justiça”, destaca Fabrício Brito.

O defensor público Maciel Araújo Silva, que também deu continuidade ao processo de compra do microonibus quando esteve coordenador do Núcleo, destaca que a unidade móvel será de grande valia: “(...) a Defensoria vai ter a oportunidade de efetivar a sua função social total. Ou seja: garantir a acessibilidade de orientação que, muitas vezes, está marginalizada. (...) Este veículo vai proporcionar a ampliação da conscientização da população, tornando a sociedade mais justa, principalmente ao que se refere ao Direito do Consumidor”.

Presente na solenidade online, o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, deixou entre os comentários da transmissão ao vivo um destaque à atuação da Defensoria pelos consumidores por meio do Núcleo Especializado: “O Nudecon tem feito um trabalho de suma importância na defesa dos consumidores do Estado do Tocantins”.

Participação

Prestigiaram a solenidade da entrega do veículo, também, a corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Irisneide Ferreira; subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal; o superintendente de defensores públicos, defensor público Murilo da Costa Machado; diretor-geral da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, defensor público Neuton Jardim; o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos, defensor público Guilherne Vilela; o diretor do Núcleo Regional da Defensoria em Palmas, defensor público Leonardo Coelho; presidente do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Richards Bruno Rodrigues; o superintendente de Administração e Finanças da DPE-TO, Francisco Góis Nonato; superintendente do Procon Tocantins, Walter Nunes Viana; e superintendente de pós-vendas da concessionária Mercedes Benz no Tocantins, Eduardo Oliveira Nunes.

 

Fonte: Defensoria Pública-TO