TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Polícia Civil Prende Em Flagrante Homem De São Paulo Que Estava Aplicando o Golpe Do Motoboy Na Capital

Data do post: 11/09/2020 22:58:04 - Visualizações: (226) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOA Polícia Civil do Tocantins prendeu em flagrante, na tarde desta sexta-feira, 11, em Palmas, um homem, morador da cidade de São Paulo (SP), que estava aplicando na Capital uma nova modalidade de crime, o “Golpe do Motoboy”. A prisão do homem, de 21 anos, foi efetuada por policiais civis da Divisão Especializada de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DRCOT), unidade vinculada à Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

O golpista foi conduzido até a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil (1ª CACP), onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo delito de tentativa de furto mediante fraude e associação criminosa. Conforme o plantonista, delegado Túlio Pereira Motta, flagrado estava praticando o “Golpe do Motoboy”, prática recentemente elaborada para colocar a vítima em situação de erro para subtrair quantias de sua conta bancária.

Conforme o Delegado, este tipo de crime vem ganhando visibilidade no País, tendo em vista o crescimento do número de casos. Recentemente o “golpe do motoboy” foi tema de reportagem uma reportagem exibida no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão (21.06.2020).

O modus operante dos golpistas, conforme o Delegado Túlio Pereira Mota, se dá da seguinte forma: “os criminosos, se passando por funcionários de grandes bancos, entram em contato por meio do telefone fixo da vítima, informam-na acerca de transação indevidamente realizada no cartão de crédito - transação essa que inexistiu -, em seguida orientam ela entrar em contato com o banco. Ocorre que eles seguram a linha fixa da vítima e, no momento em que ela termina de discar o 0800 que fica no verso do cartão, eles assumem a linha novamente e, se passam por funcionários da operadora do cartão de crédito. Esses supostos funcionários orientam a vítima a entregar o cartão, pessoalmente, para um suposto funcionário, que vai até a residência da vítima, se apossa do cartão e realiza compras utilizando-se das conhecidas “maquininhas de cartões”.

Segundo o Delegado, os criminosos possivelmente utilizam um decodificador sonoro que capta a senha no momento em que a vítima disca no aparelho de telefone fixo. Essa prática está sendo investigada pela Polícia Civil do Estado do Tocantins por meio de várias unidades policias no Estado. “Acredita-se que há várias pessoas praticando tal conduta em Palmas. Por isso, fica aqui o alerta à população: não passe seus dados pessoais e senhas de cartão de crédito. Sempre desconfie. Desligue o telefone. E ligue de outro aparelho para a operadora de seu cartão para esclarecer suas dúvidas”, orienta o Delegado.

O homem preso nesta sexta-feira, 11, chegou em Palmas na quarta-feira, 9, e estava com passagem marcada para retornar à São Paulo neste sábado, 12. Com sua prisão e depois dos procedimentos legais cabíveis, ele foi recolhido à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.