Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Delegados De Polícia Civil Do Tocantins Participam Do 1º Congresso Brasileiro Virtual De Polícia Judiciária e Direito Do Idoso

Data do post: 12/09/2020 19:53:44 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOEvento alcançou mais de 13 mil pessoas em todo o País e aprofundou o debate sobre os direitos da pessoa idosa.

Os delegados da Polícia Civil do Tocantins, José Lucas Melo, titular do 63ª Delegacia de Paraíso do Tocantins, e o delegado Luis Gonzaga da Silva Neto, Titular do 26ª Delegacia de Araguaína, participaram nesta sexta-feira, 11, do 1° Congresso Brasileiro online sobre Polícia Judiciária e Direitos da Pessoa Idosa. O evento contou com a participação de autoridades de todo o País, bem como, residentes em outros países como Israel, Canadá e do continente Europeu e teve por objetivo debater políticas públicas de segurança voltadas para a proteção da pessoa idosa.

Na oportunidade, o delegado José Lucas ministrou palestra “A vítima idosa e seu tratamento no Código Penal Brasileiro”.  O Delegado tocantinense falou sobre os direitos que são assegurados ao idoso, bem como os artigos do CP que garantem sua proteção nos casos de crimes ali previstos e que, por ventura, sejam vítimas.

Por sua vez, o delegado Luis Gonzaga palestrou sobre a “Vulnerabilidade dos idosos nos âmbito dos crimes patrimoniais”. Gonzaga enfatizou que os idosos, na maioria dos casos, são o alvo preferido de golpistas, sobretudo, porque, em muitos casos, apresentam uma maior dificuldade para lidar com equipamentos eletrônicos e senhas bancárias, o que acaba facilitando a ação de estelionatários que se aproveitam da situação para realizar saques, transferências e até mesmo fazer empréstimos nas contas dos idosos.

O delegado Gonzaga ressaltou também que, com a pandemia do novo coronavírus, as ações dos estelionatários foram intensificadas e muitos crimes patrimoniais, mediante fraude, têm sido registrados pela Polícia Civil e que resultam em grandes prejuízos para idosos em todas as partes do Estado.

O Evento

Para o delegado José Lucas, o evento serviu, também, como capacitação para agentes da área de segurança de diversas instituições, uma vez que o tema abordado durante o encontro virtual é objeto de um livro a ser lançado em breve, nos quais os delegados, juntamente com autoridades de todo o país, tratam dos mais diversos temas relacionados à proteção da pessoa idosa.

Segundo os organizadores o evento atingiu o alcance de público de mais de 13 mil pessoas e foi um grande sucesso, pois todas as metas estabelecidas foram alcançadas. “É sempre muito importante trocar conhecimento com outras pessoas, não só do Brasil como de outros países do mundo, sobre um assunto tão sério e importante que é a proteção a pessoa idosa. Dessa maneira, esperamos que os assuntos debatidos possam nortear ações ainda mais positivas na implementação de políticas públicas de segurança voltadas para os idosos e que a população se conscientize da necessidade de proteção dos direitos dos mesmos”, finalizou o delegado José Lucas. 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO