TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

A Vacinação Contra a Febre Aftosa Na Ilha Do Bananal Está Na Reta Final

Data do post: 16/09/2020 20:51:48 - Visualizações: (77) Imprimir

ADAPEC-TOA Agulha Oficial durará 60 dias e deve alcançar mais de 100 mil animais.

Faltam 14 dias para o término da vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal. Mesmo com a pandemia, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) manteve o calendário oficial para não haver qualquer tipo de impacto sanitário no rebanho. Ao todo seis equipes estão a campo realizando as ações que pretendem alcançar 350 retiros e aproximadamente 100 mil bovinos e bubalinos. A campanha iniciou no dia 1º de agosto e segue até o dia 30 de setembro.

A agulha Oficial, termo utilizado quando são os técnicos da Agência que executam a vacinação, tem duração de 60 dias na Ilha e ocorre uma vez por ano. “É uma forma de garantirmos a manutenção do status sanitário chancelado mundialmente sem corrermos riscos de falhas. Existe um grande trabalho desempenhado para que tudo aconteça com resultado satisfatório e atinja 100% destes animais”, avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A região já é um desafio natural por conta da dificuldade de acesso, já que não existem estradas, uma vez que fica a maior parte do ano alagada. “Na campanha nossa atenção é voltada para lá, nosso trabalho começa bem antes com agendamentos e orientações. É um grande esforço conjunto que conta com o apoio dos indígenas e produtores rurais, além das agências de Goiás e Mato Grosso”, explica o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Em 2019, foram vacinados 116.796 animais de todas as faixas etárias. Destes 92,13% sob a responsabilidade dos técnicos da Adapec, o restante contou com o apoio das equipes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Ilha do Bananal

A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares, na parte que atinge o Tocantins faz divisa com oito municípios: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium.

 

Fonte: ADAPEC-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.