TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Aeronave Da Segurança Pública Apoia Ações De Combate a Incêndio Florestal No Parque Estadual Do Cantão

Data do post: 21/09/2020 16:33:19 - Visualizações: (148) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOAções de apoio do Ciopaer ao Naturatins e à Defesa Civil Estadual já duram sete dias e continua nesta sexta-feira, 18.

Com mais de 22 horas de voo e 22 lançamentos de água por meio do helibalde, que tem capacidade de 545 litros, a aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança, desde o último sábado, 12, apoia as ações de combate a incêndio que estão sendo executadas no Parque Estadual do Cantão pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pela Defesa Civil do Estado do Tocantins. No suporte aos dois órgãos, o helicóptero Tocantins 1, além dos 11.880 litros de água já lançados pelo helibalde, realiza o transporte de brigadistas para áreas de difícil acesso por terra para que eles possam abrir aceiros e linhas de contra fogo.

Nesta sexta-feira, 18, as ações continuam sendo executadas no Cantão. Conforme o diretor do Ciopaer e piloto, major Bruno Coelho, que está no local, o trabalho é intenso e as ações executadas nesta última semana estão dando certo, pois boa parte dos focos já foram controlados pelas equipes do Naturatins e Defesa Civil. Ainda, segundo ele, para reforçar as ações na região, homens do Exército Brasileiro se juntam hoje às equipes que já estão na região. O Ciopaer será responsável por fazer a zona de pouso de helicóptero (ZPH) para a aeronave do exército. 

Estratégica

Com um total de 90 mil hectares, a reserva possui 960 lagos catalogados. De acordo com Major Bruno, a grande dimensão do parque dificulta a locomoção dos brigadistas, tornando o uso da aeronave imprescindível à gestão estratégica de combate ao incêndio, pois, segundo ele, o helicóptero é uma ferramenta de suma importância para combater dezenas de focos de incêndios que só podem ser alcançados pelo alto.

Ciopaer

O Ciopaer é a Unidade Aérea Pública do Tocantins (UAP). O Centro é uma diretoria vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública e é composto pelas três forças de segurança pública do Estado: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Militar.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.