Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Aeronave Da Segurança Pública Apoia Ações De Combate a Incêndio Florestal No Parque Estadual Do Cantão

Data do post: 21/09/2020 16:33:19 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOAções de apoio do Ciopaer ao Naturatins e à Defesa Civil Estadual já duram sete dias e continua nesta sexta-feira, 18.

Com mais de 22 horas de voo e 22 lançamentos de água por meio do helibalde, que tem capacidade de 545 litros, a aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança, desde o último sábado, 12, apoia as ações de combate a incêndio que estão sendo executadas no Parque Estadual do Cantão pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pela Defesa Civil do Estado do Tocantins. No suporte aos dois órgãos, o helicóptero Tocantins 1, além dos 11.880 litros de água já lançados pelo helibalde, realiza o transporte de brigadistas para áreas de difícil acesso por terra para que eles possam abrir aceiros e linhas de contra fogo.

Nesta sexta-feira, 18, as ações continuam sendo executadas no Cantão. Conforme o diretor do Ciopaer e piloto, major Bruno Coelho, que está no local, o trabalho é intenso e as ações executadas nesta última semana estão dando certo, pois boa parte dos focos já foram controlados pelas equipes do Naturatins e Defesa Civil. Ainda, segundo ele, para reforçar as ações na região, homens do Exército Brasileiro se juntam hoje às equipes que já estão na região. O Ciopaer será responsável por fazer a zona de pouso de helicóptero (ZPH) para a aeronave do exército. 

Estratégica

Com um total de 90 mil hectares, a reserva possui 960 lagos catalogados. De acordo com Major Bruno, a grande dimensão do parque dificulta a locomoção dos brigadistas, tornando o uso da aeronave imprescindível à gestão estratégica de combate ao incêndio, pois, segundo ele, o helicóptero é uma ferramenta de suma importância para combater dezenas de focos de incêndios que só podem ser alcançados pelo alto.

Ciopaer

O Ciopaer é a Unidade Aérea Pública do Tocantins (UAP). O Centro é uma diretoria vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública e é composto pelas três forças de segurança pública do Estado: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Militar.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO