Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Pacientes Com Câncer Do Hospital Geral De Palmas Têm Apoio Emocional Com Ajuda Da Tecnologia

Data do post: 07/10/2020 15:14:01 Imprimir -  Compartilhar

Governo do TocantinsO tratamento oncológico envolve diversos procedimentos médicos e pode ocasionar um desgaste físico e emocional. Sob esse prisma, pacientes que realizam tratamento no Hospital Geral de Palmas (HGP) contam com o grupo de apoio Somos Mais que Vencedoras, que objetiva amenizar este momento, elevar a autoestima, garantir alegria e promover a troca de informações sobre o tratamento. Neste cenário da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, a iniciativa dispõe da ajuda especial da tecnologia que mantém o vínculo entre os membros do grupo. Criado em 2017, o grupo conta com 137 membros.

"Composto por profissionais de saúde e voluntários, mantemos contato durante a pandemia, por meio de chamada de vídeos ou webconferências. No isolamento social, sentimos muita falta de abraços, do contato físico e conversar. É muito difícil, por isso recorremos à tecnologia quando sentimos falta uma das outras", relata Jane Mota Oliveira, que realiza tratamento de câncer de mama no HGP.

Outra integrante do grupo é Simone Caldas da Silva, que já foi paciente e hoje está curada do câncer. "Fiz meu tratamento todo no HGP, graças a Deus terminei e hoje faço acompanhamento. O grupo é de extrema importância principalmente agora com isolamento social. Nós, membros, conseguimos nos ajudar, com palavras, conselhos, orações, falamos das dores e como fazíamos para amenizar. Nós ofertamos uma atenção, com nossas experiências às mulheres, que iniciaram o tratamento com receios e dúvidas. Conseguimos tranquilizá-las”, afirma.

“Sou grata por ter a oportunidade de ajudar estas mulheres guerreiras e vencedoras! Uma iniciativa que veio agregar, com novas amizades em diferentes municípios tocantinenses. Cada uma com sua história de luta e dor. Por meio do grupo, conseguimos amenizar todos esses fatores. Sorrindo, brincando, conversando, chorando e nos sentimos abraçadas todos os dias”, finaliza Simone.

Como participar?

As interessadas em saber mais sobre o grupo é só acompanhar o Instagram @somosmaisquevencedoras50.

 

Fonte: Governo do Tocantins