TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

5ª CIPM Finaliza Capacitação do Curso em Termo Circunstanciado de Ocorrência em Tocantinópolis-TO

Data do post: 25/07/2019 18:54:48 - Visualizações: (1078) Imprimir

5ª CIPM-TocantinópolisNa manhã de hoje, 25, no Auditório da Diretoria Regional de Ensino – DRE, em Tocantinópolis, foi finalizado o Curso de Lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), realizado pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, com o objetivo de aprimoramento da tropa na nova ferramenta de trabalho. O curso foi realizado durante todo mês de julho.

O curso nível de Operador foi divido em 04 turmas, ministrado em 04 semanas, a primeira turma iniciou no dia 02 e a última finalizou nesta data, toda tropa da 5ª CIPM foi qualificada e está habilitada a lavrar o TCO. A capacitação foi ministrada pelo Subcomandante da 5ª CIPM Major Manoel Filho Pinto de Sousa, Capitão Flavio de Oliveira Coutinho e pelo 3º SGT Huarlison de Sousa Silva, que participaram do Curso de Gestores/multiplicadores de TCO no mês passado em Palmas/TO. O curso com carga horária de 30h/a, teve abertura com o discurso do Tenente Coronel QOPM Valdemi Silva Reis – Comandante da 5º CIPM, “os maiores beneficiados com a lavratura do TCO pela Polícia Militar é a própria sociedade, pois representará celeridade na condução das ocorrências, agora não haverá necessidade de ter que se deslocar de uma localidade onde não há delegacias até a mais próximas como ocorre hoje”, disse o comandante.

Todas as turmas tiveram um convidado especial para ministrar uma palestra, na abertura o convidado foi o Dr Celsimar Custódio Silva – Promotor de Justiça de Tocantinópolis. Para o promotor “o lado positivo do TCO lavrado no local da ocorrência pelo policial militar são que todos os elementos e vestígios serão preservados com mais riquezas de detalhes, o que resultará na melhoria da aplicação da lei penal e das transações penais no Juizado Especial Criminal”. Ainda segundo Dr Celsimar “são mais agentes públicos capacitados a atenderem as demandas dos cidadãos nos crimes de menor potencial ofensivo”.

5ª CIPM-TocantinópolisPara o Promotor de Justiça Eurico Greco Púpio, convidado da segunda turma, “o TCO, lavrado pela PM, trará muitos benefícios para a sociedade como um todo, pois representará uma resposta rápida e eficiente para as vítimas de crime de menor potencial ofensivo”.

Nas duas últimas turmas o convidado foi o Juiz de Direito da Comarca de Tocantinópolis Dr Arióstenis Guimarães Vieira, para o magistrado “a lavratura do TCO pela Polícia Militar, vai contribui para instrumentalização e agilidade da prestação jurisdicional no atendimento das infrações de menor potencial ofensivo, como forma de diminuir significativamente o agravamento dos conflitos sociais”

Sobre o curso de TCO

O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) constitui-se em um procedimento de natureza administrativa, de forma simplificada, com previsão legal, que registra o resumo da ocorrência de infração penal de menor potencial ofensivo. Ou seja, nos crimes cuja pena privativa de liberdade não é superior a dois anos e as contravenções penais. Assim, apresenta-se como recurso de extrema importância para a atividade policial, uma vez que permite maior celeridade nos atendimentos dessas ocorrências, permitindo a liberação dos envolvidos com maior brevidade e agilizando o retorno das viaturas ao policiamento ostensivo/preventivo ordinário.

Fonte: 5ª CIPM- Tocantinópolis

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.