Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Após Divulgação, Família Reconhece Corpo Encontrado e Identificado Pelo IML

Data do post: 13/10/2020 17:46:24 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOTrabalho ágil de identificação dos corpos e ampla divulgação têm auxiliado a agilidade de reconhecimento de corpos por famílias das vítimas.

Em razão do amplo trabalho de divulgação da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) juntamente com os veículos de comunicação do Tocantins, mais um corpo foi reconhecido e entregue aos familiares. Trata-se do corpo de Ronald Alves Gomes, que deu entrada no Instituto de Medicina Legal de Palmas (IML-Palmas) na madrugada do último dia 02 de outubro. Ele foi encontrado já sem vida na região norte da Capital,  Arno 43 (407 Norte), e na ocasião não portava documentos de identificação.

Poucas horas após a divulgação das informações na imprensa, a mãe da vítima fez o reconhecimento do corpo no próprio IML, e após realização dos exames de identificação pela Antropologia Forense e Odontologia Forense, o corpo foi liberado e entregue aos familiares para sepultamento no dia 04 de outubro.

Identificação

Conforme explicou o diretor do Instituto de Medicina Legal (IML), Luciano Fleury, o exame antropológico de identificação de cadáver é realizado de duas maneiras; a primeira, de forma dirigida ou específica quando há um suposto desaparecido e que apresenta características semelhantes ao do cadáver examinado.  “Utilizamos como métodos de identificação comparação de prontuário odontológico, superposição de imagens, análise comparativa de DNA com seu suposto pai, mãe e irmãos” destacou.

A segunda, por sua vez, acontece de forma não dirigida ou inespecífica quando não se tem um suposto (são os casos de ossadas encontradas, por exemplo, em terrenos baldios, fundo de poço ou de Rio). “Nesses casos, a perícia trabalha como sendo de um indivíduo ignorado ou desconhecido e que será mantido em cadeia de custódia  para que sejam realizados exames  e o  registro das características biotipologicas (sexo, idade, ancestralidade e estatura), como também características individualizadoras até que surja um suposto desaparecido  para que seja correlacionado a esse  indivíduo” explicou o Diretor.

Reconhecimento e entrega

O procedimento de reconhecimento e entrega de um corpo segue o seguinte trâmite; havendo suspeita, o familiar deve entrar em contato com o IML por meio do telefone 3218-6840 para checagem dos dados.  Depois, deve comparecer na unidade, munido de documentos que comprovem o parentesco. Em seguida o corpo é liberado, entregue à família e/ou à funerária com a devida procuração.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO