TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Presidente Do Consesp e Secretário Da SSP-TO, Cristiano Sampaio, Participa De Lançamento De Curso Sobre Feminicídio Do Ministério Da Justiça

Data do post: 15/10/2020 11:08:44 - Visualizações: (245) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOCurso foi lançado na manhã desta quarta-feira, 14, pelo ministro da Justiça, André Mendonça, em Brasília (DF).

Presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, participou na manhã desta quarta-feira, 14, em Brasília (DF), do lançamento do Curso de Introdução ao Protocolo de Investigação e Perícia em Crimes de Feminicídio.

Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública, em parceria com a ONU Mulheres e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o curso é uma realização do Ministério da Justiça. Durante o lançamento, o ministro da Justiça, André Mendonça, parabenizou a equipe que elaborou o curso e ressaltou que o grande desafio é transformar papel em prática.

O Ministro assinalou que isso só pode ser feito com gestão do conhecimento e que ele acredita no processo de transformação do papel em algo de valor e significado para a vida das pessoas. Afirmou ainda que isso será feito por meio do trabalho de todos os envolvidos neste processo e reforçou que o curso é um instrumento de mudança da realidade na vida das mulheres no Brasil.

Gente

Em nome do Consesp e da SSP-TO, Cristiano Barbosa Sampaio, parabenizou a iniciativa do curso. Reforçou a importância das medidas preventivas e apontou a necessidade de tratar a vítima e o agressor. “Precisamos combater as causas da violência contra as mulheres. Só vamos conseguir prevenir as violências, tratando das pessoas, cuidando delas, pois são crimes que envolvem amor e ódio”, ponderou Cristiano Sampaio, ao parafrasear a música “Gente” de Caetano Veloso e afirmar que gente é para ser feliz, é pra viver e não morrer.

O curso

O 1º Curso Básico sobre o Protocolo Nacional de Investigação e Perícia em Crimes de Feminicídio é destinado todos os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública. O curso será oferecido por meio da Plataforma de Ensino a Distância da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública e foi elaborado com o auxílio de representantes da ONU Mulheres e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD.

Com quatro módulos, o curso vai apresentar um panorama da violência contra mulheres e abordar bases conceituais sobre sexo, gênero, marcos jurídicos, buscando, dentro da promoção de políticas em segurança pública de proteção à mulher, destacar a importância de uma atuação qualificada, que vai desde o registro da ocorrência à conclusão da investigação criminal, com ênfase na preservação de elementos da cena do crime.

O Protocolo Nacional de Investigação e Perícias nos Crimes de Feminicídio foi desenvolvido pelo Projeto de Prevenção da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher (ProMulher), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), com contribuição do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil e do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.