Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Militar Do Tocantins Ministra Cursos De Identificação Veicular Para Efetivo Policial De Mato Grosso Do Sul

Data do post: 18/10/2020 12:59:17 Imprimir -  Compartilhar

PM-TOTrês policiais militares do Tocantins estão ministrando cursos na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul no período de 12 a 30 de outubro em Bataguassu (MS). Os sargentos Eder Murussi Leite, lotado no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), Danúbio Gonçalves de Lima e o soldado Eduardo Andrade Pereira, lotados no 4º Batalhão da PM estão realizando instruções teóricas e práticas para o efetivo policial da instituição coirmã.

O objetivo do curso é qualificar policiais militares aprimorando a atuação policial nas abordagens, por meio do desenvolvimento de técnicas de identificação, análise de gravações e simbologias, que visam capacitar os profissionais para que possam, nas atividades operacionais diárias, detectar adulterações em veículos abordados, bem como constatar pessoas que fazem uso de documentação falsa.

Ao todo, 90 policiais militares de todas as unidades da PM de Mato Grosso do Sul estão realizando o curso cujo intuito é formar multiplicadores dos conhecimentos abordados e que estes sejam repassados para toda a tropa miliciana do estado.

O curso de identificação veicular possui carga horária de 40 horas/aula, com instruções práticas e teóricas. Durante uma instrução prática nesta semana, os alunos, executando uma abordagem policial, localizaram 16 quilos de pasta base de cocaína dentro de um veículo. Além de atuar na identificação de veículos roubados/furtados e com as características adulteradas, com as práticas do curso a Polícia Militar atua em prol de inibir o cometimento de crimes e atividades ilícitas.

Para um dos instrutores do curso, sargento Murussi, o curso proporciona a melhoria de técnicas e aplicabilidade operacional na identificação veicular, o que reflete diretamente na recuperação de veículos com sinais adulterados, geralmente produtos de furto/roubo." Além de dos conhecimentos da área de identificação veicular ministrada no curso, ele também poporciona a identificação de documentação falsa e cumprimento de mandado de prisão, bem como veículos que são utilizados para transporte de drogas e armas, assim, ao identificar um veículo adulterado se faz também a apreensão de drogas e armas", disse.

Além do Tocantins, os instrutores já ministraram curso para policiais militares nos estados do Maranhão, Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Amapá, Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás, sendo a PM do Tocantins uma referência nacional na adoção de práticas de identificação veicular e recuperação de veículos no país.

 

Fonte: PM-TO