TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Instituto De Identificação Oferece Novo Serviço à População Para Reduzir Os Transtornos Com Documentos Extraviados

Data do post: 19/10/2020 23:57:42 - Visualizações: (753) Imprimir

Secretaria de Segurança Pública-TOO objetivo do novo serviço é colaborar com o cidadão e também evitar que ele tenha despesas com a emissão de segunda via de Carteiras de Identidade.

Importantes para o exercício pleno da cidadania e para a execução de diversos serviços no dia a dia, documentos pessoais (Identidade e CPF entre outros), quando extraviados ou perdidos, causam grande transtorno na vida do cidadão. Para colaborar com o cidadão e também evitar que ele tenha despesas com a emissão de segunda via de Carteiras de Identidade, o Instituto de Identificação, órgão vinculado a Superintendência da Polícia Científica da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), inaugura um novo serviço. Trata-se do recebimento, cadastro e pesquisa online de documentos pessoais extraviados.

O serviço de pesquisa online de documentos extraviados é gratuito e já está disponível no site da Segurança Pública www.ssp.to.gov.br na aba “Instituto de Identificação online”, localizada no menu à direita da página.  Basta clicar e ir no item “documentos encontrados”. O serviço ora implantado amplia os recursos já disponibilizados pelo sistema PAPI (Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação) e ainda evitará o pagamento da taxa de segunda via por parte do cidadão, reduzindo, dessa forma, o número de atendimentos por este serviço. 

Na prática, qualquer pessoa que tenha perdido seus documentos poderá consultar de forma online a localização dele. Contudo, o documento somente estará no cadastro de documentos perdidos se ele houver sido entregue nas Delegacias de Polícia Civil, Núcleos de Atendimento e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação ou órgãos parceiros em todo o Estado. Para resgatar o documento, o cidadão terá que acessar o sistema. Se o documento estiver registrado no PAPI, o sistema informará em qual unidade ele estará disponível para ser retirado.

A diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes Cesar Silva explicou que a ideia do sistema aconteceu porque a maior demanda do órgão é por emissão de segunda via de Carteira de Identidade. “Dessa forma podemos ajudar o cidadão a economizar o dinheiro que iria usar para pagar uma segunda via e evitar transtornos vivenciados pela perda de documentos”, disse a Diretora.

Parceiros

Órgãos de fácil conhecimento e acesso de qualquer cidadão estão sendo convidados pela Superintendência da Polícia Científica da SSP-TO para serem parceiros do serviço. O objetivo, conforme a superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, é que eles recolham estes documentos extraviados e encaminhem aos núcleos e Postos Avançados de Identificação do Estado.

As Delegacias de Polícia Civil, Núcleos e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação também receberão esses documentos extraviados. Segue abaixo relação das unidades onde os documentos recuperados poderão ser entregues pelas entidades e órgãos parceiros.

Delegacias de Polícia Civil (consultar site da SSP-TO ssp.to.gov.br na aba do lado esquerdo – clicando em Polícia Civil e em seguida Unidades) / https://www.ssp.to.gov.br/policia-civil/unidades/

Núcleos e Postos de Identificação

Palmas: 202 Norte, Av. NS 2, Conj. 2, Lts 1 e 2. Plano Diretor Norte, CEP: 77.006-220

Alvorada: Avenida JK, nº 605, Centro - CEP 77.480-000

Araguatins: Rua Nero Macedo, nº 620-A, Centro - CEP 77.950-000

Araguaína: Avenida Parnaíba, nº 1611, Centro - CEP 77.803-110

Araguaína ("É pra já"): NIC Rosa Lúcia Ferreira Jorge 3421-4473 Avenida Cônego João Lima, nº 470, Setor Urbanístico - CEP 77.804-970

Araguaína (Detran): Avenida Perimetral, S/N, Setor Santa Luzia - CEP 77.808-500

Arraias: Rua Independência, Casa 01, Centro - CEP 77.330-000

Augustinópolis: Rua João Heitor Costa, nº 111, Centro - CEP 77.960-000

Colinas do Tocantins: Rua Goianésia, nº 324, Centro - CEP 77.760-000

Dianópolis: Rua José Pitágoras Rodrigues de Melo, nº 135, Setor Nova Cidade - CEP 77.300-000

Figueirópolis: Avenida Bernardo Sayão, nº 1445, Centro - CEP 77.465-000

Goiatins: Avenida 1º de Janeiro, S/N, Centro - CEP 77.770-000

Guaraí:  Rua 01, nº 1613, Centro - CEP 77.700-00.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.