Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Instituto De Criminalística Do Tocantins Participa De Curso Do Projeto Minerva Em Brasília

Data do post: 26/10/2020 22:19:44 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança Pública-TOCurso visou a familiarização dos peritos com o equipamento cedido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, para uso dos institutos de criminalística estaduais.

Duas Peritas Oficiais do Instituto de Criminalística, unidade vinculada à Superintendência de Polícia Científica da Polícia Civil do Tocantins, participaram de um curso ofertado pelo Projeto Minerva 2020, em Brasília (DF). Realizado no Instituto Nacional de Criminalística (INC) entre os dias 19 e 23 de outubro, o curso buscou o fortalecimento das Perícias Criminais Estaduais.

Ministrado pelos Peritos Federais Maurício Leite Vieira, Luciana Souto Ferreira e Jorge Jardim Zacca, referências nacionais e internacionais na área, o curso possibilitou a familiarização dos Peritos com o equipamento Cromatografia Gasosa acoplado a Espectrômetro (CG/EM). O equipamento foi cedido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) para uso dos institutos de criminalística estaduais.

De natureza teórico-prática, a capacitação pretendeu ainda transmitir conhecimentos e habilidades básicas e avançadas quanto a rotina de manutenção preventiva/corretiva e solução de problemas relacionados equipamento.

Benefícios para a sociedade

De acordo com a Superintendente de Polícia Científica, Dunya Wieczoreck Spricigo de Lima, esses cursos trazem enormes benefícios para a população, pois os próprios peritos treinados para operar o equipamento e técnica de CG/EM, farão manutenções preventivas, “para que o trabalho da perícia não pare. Além de conhecimento em análises e interpretações de resultados para laudos fidedignos” destacou.

Para as Peritas Oficiais Jamayle Teles e Marcela Mona, que participaram do curso, os conhecimentos adquiridos resultam no entendimento de funcionamento adequado do equipamento CG-EM e seus consumíveis, possibilitando domínio aos peritos em casos de intervenção e a solução dos problemas técnicos de forma preventiva. Dessa forma, segundo elas, os resultados dos exames realizados no equipamento, serão confiáveis e seguros.

A Diretora de Perícias Criminais, Georgiana Ferreira Ramos, destacou ainda que incentivar os profissionais a desenvolverem e aperfeiçoarem seus conhecimentos no manuseio dos aparelhos utilizados para realização dos exames periciais, traz para a instituição, entre outros benefícios, a melhoria na qualidade dos serviços prestados. “Além dessa iniciativa, otimiza o trabalho dos Peritos de Laboratório, uma vez que o próprio profissional poderá identificar preventivamente e resolver problemas que possam surgir durante o funcionamento do aparelho, minimizando custos e otimizando nossos resultados”.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO