Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ruraltins e Parceiros Implantam Unidade Demonstrativa De Arroz Consorciado Com Forrageira

Data do post: 01/12/2020 16:21:28 Imprimir -  Compartilhar

RuraltinsCom a finalidade de avaliar a produtividade do Arroz Terras Altas BRS A501 CL, em sistema de cultivo consorciado aos capins Panicum e Brachiaria, visando à recuperação de pastagens, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está instalando uma unidade experimental na Unidade de Pesquisa e Extensão Rural, localizada no Centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins).

Durante esta semana, a equipe realiza o preparo do solo e, até o final da primeira quinzena de dezembro, a previsão é finalizar o plantio da área de 5 hectares de arroz consorciado com as forrageiras.

Com o uso do sistema Clearfield (CL), a expectativa é, no prazo de 110 dias, colher em torno de 4.500 kg de arroz por hectare. ”Essa tecnologia Clearfield é um sistema eficiente de produção que se baseia no uso de sementes tolerantes a um herbicida específico, o Kifix, permitindo assim a otimização dos recursos para o produtor, visando bons resultados na produtividade”, explicou o gerente de Agricultura do Ruraltins, Edmilson Rodrigues.

“Junto com a produtividade, vamos atestar também espaçamento de plantio, adubação, cobertura, fosfatagem, dosagens de herbicida e também da semente forrageira do panicum e brachiaria. Também vamos atestar os produtos que foram disponibilizados pelos parceiros, temos o fósforo e o fosfato natural”, completou o gerente de Agricultura, acrescentando que, no final, serão levantados ainda os custos da produção para consolidar a tecnologia no Estado.

Para o diretor de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides, o papel da diretoria é viabilizar pacotes tecnológicos que somam com as atividades agropecuárias do produtor rural e que gerem plataformas de menor custo de implantação, otimizando o uso de área e também de recursos, reduzindo o tempo de implantação, para assim aumentar a capacidade produtiva das unidades agropecuárias familiares do Estado.

“Essa tecnologia viabiliza tudo isso, o que a gente acredita, em termos de redução de implantação de áreas de pastagens, em termo de custos, e também viabiliza ao nosso produtor uma dinâmica de uso de equipamentos, intensificação, redução de entradas de maquinários pesados sobre a área, diminuindo os problemas ambientais; e otimizando o processo, isso alinhado à ABC [Agricultura de Baixa Emissão de Carbono], envolvendo toda uma estrutura estratégica de tecnologias para o desenvolvimento da atividade agropecuária”, completou Kin Gomides.

Para implantar a Unidade de Referência Tecnológica (URT), o Ruraltins conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) e das empresas privadas: Sementes Grão Fértil, OMNIA Fertilizantes, Unigel, Nativa, Poli e Foscal.

Além da URT na Agrotins, o órgão também está acompanhando alguns produtores no cultivo consorciado de arroz com capim forrageira, nos municípios de Pedro Afonso, Rio Sono e Miracema.

 

Fonte: Ruraltins