TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Equipe Do Programa Criança Feliz De Tocantínia Apresenta Relatos De Experiências Em Seminário Internacional

Data do post: 02/12/2020 16:54:52  Imprimir

Setas-TOA apresentação contou com a participação da visitadora do PCF Elisabete da Silva Xerente, que relatou o atendimento aos povos e comunidades tradicionais antes e durante a pandemia.

A equipe do Programa Criança Feliz (PCF) de Tocantinia, a cerca de 90 km da capital Palmas, apresentou algumas de suas práticas com o Programa, nessa terça-feira, 1, em Brasília (DF), durante um evento internacional promovido pelo Ministério da Cidadania. O município tocantinense foi um dos cinco brasileiros selecionados; as outras cidades foram Esteio (RS), Sabará (MG), Iguaracy (PE) e Corumbá (MS).

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada com o Governo do Estado e municípios. No Tocantins o programa é coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e municípios.

A Coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz no Tocantins, Katilvânia de Souza Guedes, disse que a escolha de Tocantínia se explica pelo fato de que 95 das 180 famílias atendidas pelo PCF são indígenas e 70% das visitas, antes da pandemia aconteciam dentro das aldeias. “Seis equipes do PCF atendem 28 das 90 aldeias da região. O município foi também o primeiro no Brasil a realizar as visitas de atendimento à primeira infância nas comunidades indígenas, e esse atendimento é realizado por visitadora também indígena; o que faz toda a diferença”, afirmou ela.

Katilvânia ressalta que durante a pandemia o desafio para as equipes foi dar continuidade e manter o nível do atendimento às famílias nas aldeias. “As parcerias com as equipes da Saúde e da Funai tornaram possíveis os atendimentos, sendo que alguns foram de modo virtual e outros puderam acontecer presencialmente; todos realizados por visitadora indígena e respeitadas as singularidades das famílias”, reforçou ela.

A coordenadora se refere ao fato de que os encontros acontecem em língua nativa, e em respeito à cultura local, todos os brinquedos são originados da natureza e a matéria prima é encontrada no cerrado.

Apresentação

Com o título Tocantínia/TO: O impacto da visita domiciliar do Programa Criança Feliz para o público atendido: relato de atendimento à povos e comunidades tradicionais, a apresentação contou com a participação da visitadora do PCF Elisabete da Silva Xerente, que falou do atendimento prestado aos povos e comunidades tradicionais antes e durante a pandemia.

O evento

O III Seminário Internacional – A Qualificação das Ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades, que prossegue até a quinta-feira, 3, é promovido pelo Ministério da Cidadania conta com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 países do Programa Conjunto Fundo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do Banco Mundial e de fundações ligadas à infância, além de coordenadores estaduais e parceiros do programa Criança Feliz, governadores e secretários estaduais e municipais de Assistência Social.

O objetivo do seminário é propor estratégias estruturais para a promoção do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos, por meio da qualificação das ações do PCF, levando em consideração os diferentes contextos socioeconômicos, geográficos e culturais.

Programação

Nesta quarta-feira, uma mesa especial, com participação do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Bernard Van Leer, Fundação Lego, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a ONU, trata da importância de se investir no desenvolvimento da primeira infância.

Na quinta-feira, será promovida uma plenária com os participantes das mesas de trabalho nacionais e internacionais, com apresentação pela relatoria do que foi discutido.

O evento conta com diversas mesas temáticas, que são transmitidas ao vivo pela internet por meio do canal do Ministério da Cidadania no Youtube: https://www.youtube.com/c/MinistériodaCidadania.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz completou quatro anos em outubro e já fez mais de um milhão de visitas. São mais de 898 mil crianças, 881 mil famílias e 202 mil gestantes atendidas em 2.783 municípios de todas as unidades federativas do Brasil.

O programa foca no desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar, com estratégias de visitação familiar, as condições para que elas desenvolvam seus potenciais.

A visitação atende famílias com gestantes e/ou crianças de até três anos de idade; no caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.

Fonte: Setas TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.