Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Participa da 4ª Edição do Coletivo de Educadores Ambientais do Médio Araguaia

Data do post: 31/07/2019 12:51:24 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TO Nesta quarta-feira, 31, a Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentou um relatório da participação na 4ª edição Coletivo de Educadores Ambientais do Médio Araguaia. O evento teve abertura no dia 22 de julho, na praia de Porto Franco do Araguaia, localizada no município de Couto Magalhães; no dia seguinte avançou rumo a Praia do Jacú, situada no município de Arapoema; e no dia 25 de julho, encerrou as atividades programadas na praia da Fofoca, que se encontra no município de Pau D´arco.

O objetivo da iniciativa foi percorrer acampamentos de praias e ilhas do Rio Araguaia com realização de atividades de sensibilização aos frequentadores. Durante as visitas foram realizadas abordagens com palestras, bate-papo e rodas de conversa com os convidados.

Com o convite da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães e da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Turismo do município, as ações da 4ª edição do Coletivo contaram com o apoio das equipes do Naturatins da Área de Proteção Ambiental (APA Ilha do Bananal Cantão) e da fiscalização da Regional  de Arapoema; de representantes das prefeituras de Pau D´Arco e de Arapoema; de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e de estudantes do curso de Agronomia Instituto Federal do Pará (IFPA).

De acordo com o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado, na abertura das atividades, a bióloga e supervisora da APA Ilha do Bananal Cantão, Aline Vilarinho foi apresentada a comunidade, frequentadores e participantes do evento.

Em seguida, as equipes também visitaram a Unidade de Conservação Municipal, APA da Macaúba, onde os participantes puderam verificar a importância da criação da UC para a conservação dos recursos naturais e pesqueiros locais.

Durante a programação do evento, Rodrigo Casado mediou o bate-papo ambiental sobre escrita e submissão de projetos a editais voltados para a gestão de recursos naturais, com apoio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico; além de oferecer esclarecimentos sobre procedimentos necessários para atividades econômicas, em Áreas de Proteção Ambiental.

No decorrer do trajeto da 4ª edição do Coletivo de Educadores Ambientais do Médio Araguaia, o evento navegou sobre o Rio Araguaia, com equipes que somaram 10 embarcações e participação de aproximadamente 60 pessoas.

Evento

De acordo com o coordenador do Território do Médio Araguaia e prefeito Municipal de Couto Magalhães, Ezequiel Guimarães, em 2019, a 4ª edição do  Coletivo de Educadores Ambientais do Médio Araguaia foi realizado para promoção de diálogos e sensibilização sobre os temas "Preservação, proteção, recuperação e conservação ambiental".

Fonte: Naturatins-TO