Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Instituto De Medicina Legal Do Tocantins Realiza 1° Curso De Capacitação Para Reconstrução Facial Forense

Data do post: 09/12/2020 17:33:51 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PúblicaCurso será ministrado a partir desta quinta-feira, 10, na sede do IML, em Palmas.

O Instituto de Medicina Legal, unidade da Superintendência da Polícia Científica do Tocantins, realizar nos dias 10 e 11 de dezembro, na sede do IML em Palmas, o 1º Curso de Capacitação em Reconstrução Facial Forense em crânios de ossadas humanas.  O curso será ministrado pelo Doutor Thiago Beaini, professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU), especialista em Odontologia Legal, com participação da professora doutora Janaina Paiva Curi, também da UFU e do Professor Rodolfo F. H. Melani da Universidade de São Paulo (FOUSP-SP).

Serão capacitados peritos oficiais, médicos e odontólogos do apoio técnico especializado da seção de antropologia forense e odontologia forense do IML. Conforme o diretor do IML, Luciano Fleury, essa é a primeira etapa do Projeto Banco de Dados de desaparecidos da SSP/IML em parceria com as Universidades UFU e USP. Na parceria, as fotos serão recebidas pela USP e permitirão criar modelos 3D dos crânios registrados. Esses serão enviados à UFU que se encarregará da reconstrução facial que será divulgada pelo IML-TO.

Segundo Luciano Fleury, a interação entre entidades de perícia e universidades federais e estaduais é de caráter inédito e prevê um fluxo contínuo de trabalho que trará a tecnologia e a pesquisa científica das universidades diretamente para a população do Estado.

Para a perita oficial e odontolegista, Georgiana Ferreira Ramos, essa capacitação permitirá que os peritos possam atuar na parceria, cujo objetivo é reconstruir faces de ossadas não identificadas encontradas pela polícia civil. As imagens dessas aproximações faciais serão divulgadas para que possam ser reconhecidas por um familiar ou amigo da pessoa desaparecida, trazendo assim mais informações para as investigações.

O curso

São objetivos do curso o treinamento nas metodologias de registro de imagens de crânios e noções de fotogrametria; desenvolvimento do projeto para Banco de dados de desaparecidos; divulgação das reconstruções e noções de reconhecimento facial.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública