Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Agricultura e Parceiros Apontam Potencial e Perspectivas Da Piscicultura No Tocantins Nos Próximos Anos

Data do post: 09/12/2020 17:42:33 Imprimir -  Compartilhar

AdapecNa manhã desta quarta-feira, 9, em live, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), parceiros e empresas ligadas à produção piscícola no Tocantins apontaram, em palestras, as principais tecnologias utilizadas e as perspectivas de crescimento para piscicultura no Tocantins. Na ocasião, o secretário da Seagro, Thiago Dourado, participou como moderador, interagindo com os palestrantes, apontando as demandas e o desenvolvimento tecnológico para o crescimento da produção de peixe nos próximos anos.

“O Tocantins é privilegiado. Possui vocação natural, todas as condições, água e clima abundante, temos a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil. Atualmente, a Secretaria da Agricultura, juntamente com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e parceiros privados temos realizado pesquisas de investimentos tecnológicos em projetos para produção de peixes nativos e, principalmente, a tilápia, que é uma produção promissora na comercialização para o consumo interno e exportação”, disse o secretário Thiago Dourado.

O representante da empresa, Aquabel e Aquamérica, Gustavo Crosara, iniciou destacando o cenário positivo da produção de peixe no Estado. “Estamos notando um crescimento promissor, principalmente na criação da tilápia. Esse peixe vai entrar no mercado competitivo da comercialização da piscicultura em um breve futuro”, almejou.

Na sua explanação, o chefe-geral da Embrapa, Alexandre Freitas, fez uma apresentação geral dos projetos em desenvolvimento da produção de peixe no Estado. “Estamos desenvolvendo um conjunto de tecnologias para a criação de peixe, entre elas a melhoria genética do tambaqui com outras espécies. O projeto da tilápia, em Brejinho de Nazaré, é mais um em andamento. Sabemos que o Brasil é o quarto produtor mundial da tilápia e temos muito a crescer. Portanto, estamos trilhando no caminho certo para nos tornamos grandes produtores de peixe, contribuindo para o fortalecimento da piscicultura no país”, afirmou.

Na sequência, a coordenadora de Aquicultura de Águas da União da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa), Juliana Lopes, mencionou apoio aos produtores tocantinense, ressaltando a importância da instituição para auxiliar nos processos de legalização da atividade pesqueira. Já o representante da Agronorte, Vinícius Gonçalves, falou dos investimentos aplicados no Estado e, ainda a serem investidos, principalmente parte da ração, o que pode chegar a R$ 15 milhões para os anos seguintes. 

A jornalista do veículo Cenário Rural, Caroline Peixoto, fez algumas pontuações sobre o acompanhamento jornalístico em relação ao potencial da criação de peixe. “O que tenho percebido é que o Tocantins tem avançado em tecnologias, pesquisas e investimento na extensão rural para atender os produtores, pois isso tudo conta muito para o crescimento da cadeia produção da criação de peixe”, disse. 

A live foi organizada por meio da Diretoria de Políticas da Aquicultura da Seagro, pelo diretor Alexandre Godinho e pelo zootecnista Thiago Tardivo. A expectativa é que, em 2021, a Secretaria de Agricultura faça diversos eventos para impulsionar ainda mais a produção de peixe no Tocantins.  

Fonte: Adapec