Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Casa De Apoio Do Governo Do Tocantins Atende Mais De 16.500 Pessoas Em 2020

Data do post: 24/12/2020 00:03:24 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TODe janeiro a dezembro a Casa de Apoio gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, hospedou mais de 16.500 pessoas.

Dona Jessi Azevedo, de Gurupi, acompanha o senhor Antonio José Barbosa, do Piauí, que está hospedado na Casa de Apoio, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Ele está em Palmas para o tratamento de radioterapia de câncer de pulmão. “Minha filha o encontrou sozinho e passando mal e o levou para nossa casa. Arrumei uma consulta para ele, que foi diagnosticado com enfisema pulmonar e encaminhado para tratamento em Palmas”, explicou.

Dona Jessi Azevedo contou também que não tem condições de pagar hospedagem em Palmas e falou da alegria deles em poder ficar na Casa de Apoio. “A alegria da gente é muito grande em poder estar aqui, temos atendimentos, alimentos e tudo que precisamos”, afirmou. “A gente já vem triste do sofrimento que passa durante a radioterapia, mas quando chega aqui é muito bem atendido e fica muito feliz, essa é a nossa alegria”, agradeceu.

O paciente Edmar Ribeiro da Costa, 66 anos, de Natividade, também está hospedado na Casa de Apoio para tratamento de câncer de pele. “Aqui é muito tranquilo somos muito bem tratados e respeitados”.

De janeiro a dezembro de 2020, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), hospedou mais de 16.500 pessoas.  

Cuidados intensificados

Devido à pandemia da Covid-19, as ações realizadas na Casa de Apoio do Governo do Tocantins foram intensificadas em 2020, com os esforços contínuos da equipe da instituição, juntamente parceiros voluntários e hóspedes.

A gerente da instituição Elisângela Sardinha, informa que a equipe da Casa de Apoio intensifica, diariamente, os cuidados para continuar recebendo  os pacientes e seus acompanhantes, com objetivo de dar continuidade aos tratamentos de saúde. “Os protocolos de higiene e distanciamento estão sendo seguidos. O Governo do Tocantins providenciou todo o material necessário para os cuidados e higiene, a fim de evitar contaminação de servidores e hóspedes” informou. “Também informamos e orientamos os servidores sobre a necessidade de afastamento do trabalho e  os hóspedes sobre a troca de acompanhantes no caso de sentirem sintomas da doença, entre outros cuidados”, afirmou. 

O secretário da Setas, José Messias Araújo, destacou que a continuidade dos trabalhos na Casa de Apoio, durante 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19, foi uma determinação do governador Mauro Carlesse. “O Governo do Tocantins mantém abertas as instituições, a exemplo da Casa de Apoio, em respeito a todos os que necessitam  cuidar da saúde e em apoio a todas as pessoas que precisam de ajuda, tomando os devidos cuidados e sempre pensando no bem estar da população”, enfatizou.

Casa de Apoio

Os pacientes de hospitais públicos de Palmas, que moram no interior do Tocantins e, ou, em estados vizinhos, contam com a atenção especial do Governo do Tocantins no momento em que mais precisam com hospedagem na Casa de Apoio, com três refeições diárias, apoio psicológico e espiritual e entretenimento, entre outros, contando com a colaboração de voluntários parceiros.

Voluntariado

A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal, e alimentação complementar. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

A instituição tem capacidade para atender, diariamente, 126 pessoas.

Localização

A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, ar condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218 2465.

 

Fonte: Setas TO