Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Vacinação Contra Aftosa de Rebanho da Ilha do Bananal Começa Nesta Quinta-feira

Data do post: 01/08/2019 13:32:52 Imprimir -  Compartilhar

Adapec Tocantins A partir desta quinta-feira, 1º de agosto, começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa do rebanho da Ilha do Bananal. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária, a expectativa é vacinar aproximadamente 100 mil bovinos e bubalinos, distribuídos em mais de 350 retiros. A campanha será realizada até o dia 30 de setembro.

As equipes técnicas da Adapec já realizaram um trabalho prévio notificando os indígenas e produtores rurais sobre o agendamento e orientações técnicas em relação ao manejo dos animais.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que o trabalho realizado na Ilha é desafiador, mas que, a Adapec com o apoio dos órgãos de defesa do Mato Grosso e de Goiás já possuem uma experiência grande e atenderá todos os retiros dentro do prazo previsto. 

Para o trabalho de vacinação na Ilha, as equipes da Adapec contarão com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Ilha do Bananal

A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.

Fonte: ADAPEC Tocantins