Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Forças De Segurança Monitoram Enem 2020 e Evento é Realizado Sem Ocorrências Policiais Significativas

Data do post: 18/01/2021 18:23:58 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PúblicaGabinete de monitoramento atuou durante todo o domingo, 17. O policiamento nas ruas e delegacias também foi reforçado.

Os esforços das Forças de Segurança Pública do Tocantins se concentraram durante todo este domingo, 17, no gabinete de monitoramento, para que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 fossem realizadas sem ocorrências e seguissem às normas sanitárias de prevenção à Covid-19. Com êxito, a primeira fase da aplicação das provas foi realizada sem ocorrências vultosas.

Instalado nas dependências do Sistema Integrado de Operações (SIOP), localizado no Quartel na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas, o Gabinete de monitoramento serviu de base para centralizar e sistematizar todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao Enem 2020. O Gabinete esteve conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, responsável por reunir e acompanhar em tempo real as informações e possíveis ocorrências durante as aplicações das provas do Enem em todos os estados da federação.

De acordo com o diretor do SIOP, o delegado de Polícia Ricardo Franciso Real de Castro, o Enem, geralmente, é um evento tranquilo. O objetivo da Operação das forças de segurança, juntamente com demais órgãos envolvidos,  é que possíveis ocorrências sejam resolvidas de maneira célere para que o processo não seja prejudicado.

“Tão importante como a segurança da população é dar respostas rápidas a possíveis ocorrências. Desta forma, reunimos logística, energia e segurança no Gabinete de Monitoramento para atender com rapidez qualquer eventualidade”.

O Diretor informou ainda, que os trabalhos serão realizados na próxima fase da aplicação das provas e seguindo o Plano Estratégico de Atuação Integrado de Segurança Pública - Enem 2020 (PEAISP).

Atuação

Compôs o Gabinete de monitoramento, além dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.

Plano Estratégico

O Gabinete de Monitoramento faz parte do Plano Estratégico de Atuação Integrado de Segurança Pública - Enem 2020 (PEAISP) para atuação no Enem 2020. O PEAISP foi elaborado para dar suporte à realização do Enem 2020 deste domingo. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado em apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). Participaram da elaboração do PEAISP representantes da Segurança Pública, Órgãos e Agências Federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública