Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Casa De Apoio Realiza Quase 17 Mil Atendimentos Em 2020

Data do post: 24/01/2021 13:49:18 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TOInstituição oferece hospedagem, alimentação e apoio de forma gratuita a familiares de pacientes de hospitais públicos de Palmas.

Com quase 17 mil atendimentos em 2020, a Casa de Apoio Vera Lúcia gerida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) foi um importante amparo às famílias tocantinenses que enfrentaram problemas de saúde no período. Na Casa, os acompanhantes de pacientes de hospitais públicos de Palmas puderam contar com acolhimento, atendimento social, hospedagem, além de quatro refeições saudáveis e equilibradas, diariamente. Todos os serviços prestados pela instituição são gratuitos e oferecidos com muito amor como pontua a gerente Elisângela Sardinha: “Nossa equipe tem se empenhado muito para ser um ombro amigo nesses momentos tão delicados para qualquer família. Muitos chegam aqui sem conhecer a cidade e sem ter onde ficar, nosso trabalho é acolhê-los com amor e buscar facilitar essa jornada”.

Para o senhor Edimar Ribeiro Costa, morador de Natividade-To e paciente em tratamento de radioterapia na capital, a Casa é um refúgio: “Aqui tenho tudo o que preciso e sou muito bem acolhido, só tenho a agradecer a Deus e a essa equipe por todo o cuidado há mais de um ano”. O paciente conta que não tem nenhum parente ou amigo em Palmas e se não fosse o apoio recebido na instituição provavelmente não teria como dar continuidade ao tratamento.

O secretário da Setas, José Messias Araújo, ressalta a importância do trabalho realizado pelo Governo do Estado por meio da Casa de Apoio e conclama gestores municipais, empresários e voluntários a serem parceiros dessa ação: “Hoje a Casa de Apoio é uma referência para os municípios e até para outros estados. O Governo do Estado mantém a estrutura que comporta uma média de 120 atendimentos diários com conforto e qualidade, mas também temos uma rede de parceiros que ampliam as formas de atendermos esse público. Graças a esses amigos podemos oferecer apoio emocional, espiritual , capacitação entre outras ajudas”. Explica o gestor.

Voluntariado

A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal, e alimentação complementar. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

Protocolos de segurança Covid 19

Devido à pandemia da Covid-19, os cuidados com higiene e limpeza realizados na Casa de Apoio foram intensificados com os esforços contínuos da equipe da instituição, parceiros voluntários e hóspedes.

Os protocolos de higiene e distanciamento são seguidos rigorosamente a fim de evitar contaminação de servidores e hóspedes e permitir que a Casa continue aberta prestando apoio às famílias tocantinenses.

Localização

A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, ar condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218 2465.

 

Fonte: Setas TO