TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Adapec Encerra Recadastramento de Propriedades e Inadimplentes Estão com Fichas Suspensas

Data do post: 02/08/2019 18:38:28 - Visualizações: (527) Imprimir

Adapec Tocantins A Agência de Defesa Agropecuária suspendeu por meio do Sistema Informatizado de Defesa do Tocantins (Sidato), nesta quinta-feira, 1º de agosto, as fichas de movimentação de mais de 34 mil propriedades em todo o Estado. A medida foi adotada após o fim do recadastramento de propriedades, ocorrido no ultimo dia 31 de julho.

De acordo com a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização Animal da Adapec, Laudicéia Teles, existem atualmente 83.149 propriedades no Estado com explorações pecuárias, sendo que destas, 48.285 recadastraram dentro do prazo previsto e ficaram restando 34.864 sem recadastramento.

Ela explicou que o produtor que estiver com sua ficha suspensa no sistema, está agora impedido de realizar qualquer movimentação de animais destas propriedades por meio da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), e caso, façam o trânsito de animais sem a devida regularização receberão multa por transporte irregular.

Vale ressaltar que o recadastramento está previsto no Plano Nacional Estratégico de retirada da vacinação contra febre aftosa. “O recadastramento foi aberto em janeiro de 2018 com duração de 120 dias, e entendemos que era um período curto, por isso o prazo foi prorrogado por duas, mas mesmo assim, muitos produtores não se atentaram para esta medida e agora estão com suas fichas suspensas”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, acrescentando que após a regularização no sistema da Adapec, a ficha será liberada imediatamente.

Por exploração pecuária entende-se, um conjunto de animais, de uma ou mais espécies, mantido em uma propriedade rural sob a posse de um determinado produtor rural. Em suma, a vinculação formada pela propriedade, produtor e as espécies animais exploradas, ou seja, todas as propriedades rurais.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.