TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Intercâmbio Entre Famílias Marca Celebração de Aniversário da APA do Jalapão

Data do post: 02/08/2019 18:42:26 - Visualizações: (534) Imprimir

Naturatins-TO Nesta sexta-feira, 2,  a equipe da Área de Proteção Ambiental (APA do Jalapão) finalizou as atividades da programação voltada às famílias das comunidades locais. A programação contemplou os principais eixos de atuação da unidade, que são o Manejo Integrado do Fogo (MIF), o turismo de base comunitária e o agroextrativismo sustentável.

As atividades aconteceram nos municípios de atuação da APA, onde sãos realizados trabalhos de estímulo ao turismo e às boas práticas agroextrativistas. Em Mateiros, a programação contou com uma trilha ecológica e com uma visita à Comunidade do Galheiro, com a presença das famílias, brigadista do Parque Estadual do Jalapão e colaboradores.

Já em São Félix, foi realizado um encontro com os brigadistas, famílias e Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. "Além de promover a troca de experiências, o evento discutiu as perspectivas do turismo local, e mecanismos de fomento e promoção dos produtos agroextrativistas", afirmou Rejane, supervisora da APA do Jalapão.

Na ocasião, esteve presente Ilana  Ribeiro Naturatins-TO Cardoso, da Comunidade Quilombola Mumbuca, que contribuiu com o relato de experiências e resultados obtidos na comunidade ao longo dos anos de atuação da associação local. "O principal objetivo do turismo de base comunitária é desenvolver atividades sustentáveis nas comunidades, buscar conhecimentos, investir em tecnologia, sempre visando ao bem-estar e melhoria de todos”, reiterou Ilana Ribeiro.

De acordo com a equipe da APA do Jalapão, ao longo dos anos de atuação, a unidade tem trabalhado auxiliando nas atividades do Parque e contribuindo para a promoção da melhoria e qualidade de vida das comunidades.

APA do Jalapão

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão foi instituída em 31 de julho de 2000, pela Lei n° 1.172. Sua criação antecede ao Parque Estadual e funciona como sua zona de amortecimento. A APA do Jalapão possui 461.730 hectares e ocupa terras dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

Fonte: Naturatins-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.