Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Defesa Civil Estadual Alerta Para Chuvas Fortes e Dá Dicas De Segurança

Data do post: 16/02/2021 10:47:56 Imprimir -  Compartilhar

Portal do TocantinsSegundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Tocantins está sob alerta vermelho para as chuvas até o período da manhã desta terça-feira, 16. O boletim, divulgado na tarde desta segunda-feira, 15, informa que poderá haver chuva superior a 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia.

Com uma quantidade assim, segundo o INMET, há riscos para alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas nas cidades onde existem essas características geográficas.

“Neste caso, recomendamos a todos que sigam as instruções de segurança recomendadas para esse grau de alerta. É bom que os cidadãos fiquem em áreas que não ofereçam riscos de raios e alagamentos. Procurar sempre um local seguro durante as tempestades e vendavais”, alertou o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.

O major adiantou, ainda, que as defesas civis municipais estão sendo informadas sobre as condições meteorológicas previstas para os próximos dias no Estado.

Confira outras dicas da Defesa Civil Estadual

Não ficar em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos;

Não sair de casa, a não ser que a residência esteja em risco;

Em trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas. É primordial não se arriscar. Se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar.

Em caso de emergência, ligar para o Corpo de Bombeiros Militar, no 193; ou para a Defesa Civil Estadual, no 199.

 

Fonte: Portal do Tocantins