Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

No Dia do Aniversário da Cidade, Tocantinópolis Perdeu o Manú da Antema um de Seus Mais Ilustres Ex-Moradores

Data do post: 04/08/2019 09:55:50 Imprimir -  Compartilhar

Foto: Arquivo da FamiliaEx-prefeito de Tocantinópolis, Emanuel Costa Silva ou simplesmente "Manú", para muitos era o "Manú da Antema", nasceu no dia 12 de Outubro de  1932  na cidade de São Vicente do Araguaia (GO), atualmente denominada Araguatins (TO). Sua infância se deu na cidade de Boa Vista do Padre João (GO), atualmente denominada Tocantinópolis (TO).

Na sua juventude, o transporte de produtos e pessoas eram feitos por embarcações que trafegavam pelo Rio Tocantins, no trecho entre Belém (PA) e Porto Nacional (TO). Neste tipo de transporte, Manú adquiriu muita experiência onde ele desenvolvia o trabalho como chefe da casa de máquina das embarcações do saudoso deputado Darcy Marinho.

Após alguns anos no transporte fluvial, Emanuel passou a trabalhar como torneiro mecânico da empresa que extraia o óleo do coco babaçu e algodão, e também fabricava sabão, uma das maiores da região do então norte do Goiás conhecida como (DAGOMASA).

Com o passar dos anos tornou-se autônomo, abrindo a primeira auto peças e primeiro lavajato de veículos na cidade de Tocantinópolis. Muito empreendedor, construiu a primeira balsa de travessia de veículos na região.

Pode-se considerar que o Sr. Manú é um dos percussores das tradicionais festas juninas de Tocantinópolis, pois no mês de Junho, ele organizava várias quadrilhas juninas no intuito de alegrar a pacata Beira Rio. Além de fazer as famosas festas de São João acontecer, Emanuel era conhecido também por ajudar a todos que residiam no setor beira rio.

Com seu trabalho e interesse pelo povo e sempre estando no meio do povo, naturalmente entrou para a política, onde foi presidente do antigo PFL por 12 anos, partido este que Manú foi eleito vereador, atuando como camarista por várias legislaturas até alcançar o posto de Vice-Prefeito, assumindo posteriormente o cargo de Prefeito.

Como gestor, construiu o atual Aeroporto de Tocantinópolis, e loteou a área do antigo que ficava no perímetro urbano da cidade. Abriu várias escolas rurais e diversas ruas para expansão da cidade.

No segmento rural, foi Presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis. Foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Acácia do Tocantins de Tocantinópolis.

Nos últimos 12 anos, morou em Palmas-TO, onde veio a falecer no dia 28 de Julho ultimo, e mesma cidade onde foi sepultado.

Emanuel Costa Silva foi um homem que muito trabalhou e muito se dedicou a família e ao próximo, e mais uma pessoa que deixou seu nome escrito na história de Tocantinópolis. Foi casado com Doralice Pimentel com quem tem 04 filhos.

Fonte: Redação do Tocnoticias