Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec e Setor Produtivo Debatem Instrução Normativa Que Aprimora o Sistema De Defesa Agropecuária Na Produção De Soja

Data do post: 01/03/2021 22:11:57 Imprimir -  Compartilhar

Adapec

O documento foi discutido com todos os segmentos de produção de soja do Estado.

Dando sequência ao trabalho de aperfeiçoamento da Instrução Normativa nº 03/2020, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 1º de março, com representantes de empresas de pesquisas de soja que atuam no Estado a fim de apresentar a minuta do documento e ouvir o setor.

Na abertura da reunião, o presidente da Adapec, Paulo Lima agradeceu a presença dos pesquisadores e destacou a importância deste debate para a construção de uma legislação que permita melhorar o controle fitossanitário da produção de soja. “Estamos ouvindo todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva de grãos porque entendemos que é importante avançarmos, porém com toda a responsabilidade, preservando nosso patrimônio fitossanitário e mantendo sob controle, as pragas que possam afetar as nossas lavouras,” disse Paulo Lima.

A Instrução Normativa foi discutida com todos os segmentos envolvidos na produção de soja no Estado. Foram realizados encontros com representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), com os produtores de sementes de soja das várzeas tropicais e nesta terceira e última fase com o setor de pesquisa.

Na avaliação do diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal, Alex Sandro Arruda os encontros com os representantes dos principais setores de produção, contribuíram para o aperfeiçoamento da norma que está sendo concluída. “Entendemos a necessidade de envolver na elaboração desta Instrução Normativa, todos aqueles que estão diretamente ligados à produção de soja no Tocantins e o resultado é que teremos uma legislação mais próxima da realidade dos nossos produtores e das instituições que realizam pesquisas,” avaliou Alex Sandro.

A partir de agora com as ponderações feitas pelos setores, a Adapec irá finalizar a Instrução Normativa para publicação. A previsão é que ainda nesta primeira quinzena de março o documento seja publicado.

Fonte: Adapec