TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Hóspedes da Casa de Apoio Recebem Atenção Psicológica com Escuta Qualificada

Data do post: 06/08/2019 14:03:12 - Visualizações: (482) Imprimir

Setas-TO A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, oferecida gratuitamente pelo Governo do Tocantins à acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas, atende diariamente entre 60 e 80 pessoas fornecendo as principais refeições e hospedagem. Somente de janeiro a junho deste ano, foram mais de 10 mil pessoas vindas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados.

Visando dar mais atenção às pessoas durante a estadia a instituição promove, com a colaboração de diversos parceiros voluntários, um cronograma diversificado de atividades. São palestras, atividades religiosas, contação de histórias e minicursos artesanais. A Casa de Apoio também tem uma brinquedoteca para o atendimento às crianças que ali se hospedam. Já para fortalecer o bem-estar emocional dos hóspedes são promovidos serviços de orientação psicológica, pedagógica e de assistência social.

Embora não realize um atendimento clínico, a Casa de Apoio promove, por meio da psicóloga da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Luciana Alves, um serviço de escuta individual qualificada. “A escuta qualificada é uma forma de amenizar os impactos do momento delicado pelo qual passam. É dar a eles a oportunidade de expressarem suas angústias e saberem que estão sendo ouvidos com atenção”, ressalta a psicóloga.

Setas-TO A diretora da instituição, Elizângela Sardinha, lembra que o atendimento clínico psicológico já é ofertado pela equipe dos hospitais que os encaminham. “A Casa de Apoio potencializa esse serviço ao reforçar essa atenção com a escuta qualificada”, afirma.

Luis Carlos Mota, de 52 anos, veio de Gurupi acompanhando a esposa, há 15 dias, e já tem conhecimento do serviço de apoio psicológico disponibilizado pela Casa. “A psicóloga fez uma palestra em grupo e nos falou sobre o trabalho; acho importante esse apoio tanto para o paciente quanto para quem está acompanhando”, disse.

Casa de Apoio

A cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Casa de Apoio foi entregue à população em 18 de abril de 2006, e desde então já hospedou mais de 230 mil pessoas vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados. Sua estrutura física é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.