Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Hóspedes da Casa de Apoio Recebem Atenção Psicológica com Escuta Qualificada

Data do post: 06/08/2019 14:03:12 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, oferecida gratuitamente pelo Governo do Tocantins à acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas, atende diariamente entre 60 e 80 pessoas fornecendo as principais refeições e hospedagem. Somente de janeiro a junho deste ano, foram mais de 10 mil pessoas vindas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados.

Visando dar mais atenção às pessoas durante a estadia a instituição promove, com a colaboração de diversos parceiros voluntários, um cronograma diversificado de atividades. São palestras, atividades religiosas, contação de histórias e minicursos artesanais. A Casa de Apoio também tem uma brinquedoteca para o atendimento às crianças que ali se hospedam. Já para fortalecer o bem-estar emocional dos hóspedes são promovidos serviços de orientação psicológica, pedagógica e de assistência social.

Embora não realize um atendimento clínico, a Casa de Apoio promove, por meio da psicóloga da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Luciana Alves, um serviço de escuta individual qualificada. “A escuta qualificada é uma forma de amenizar os impactos do momento delicado pelo qual passam. É dar a eles a oportunidade de expressarem suas angústias e saberem que estão sendo ouvidos com atenção”, ressalta a psicóloga.

Setas-TO A diretora da instituição, Elizângela Sardinha, lembra que o atendimento clínico psicológico já é ofertado pela equipe dos hospitais que os encaminham. “A Casa de Apoio potencializa esse serviço ao reforçar essa atenção com a escuta qualificada”, afirma.

Luis Carlos Mota, de 52 anos, veio de Gurupi acompanhando a esposa, há 15 dias, e já tem conhecimento do serviço de apoio psicológico disponibilizado pela Casa. “A psicóloga fez uma palestra em grupo e nos falou sobre o trabalho; acho importante esse apoio tanto para o paciente quanto para quem está acompanhando”, disse.

Casa de Apoio

A cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Casa de Apoio foi entregue à população em 18 de abril de 2006, e desde então já hospedou mais de 230 mil pessoas vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados. Sua estrutura física é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

Fonte: Setas-TO