Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Conselheiros Estaduais e Municipais Se Reúnem e Discutem Demandas Da Assistência Social No Tocantins

Data do post: 16/04/2021 00:47:10 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TOA reunião aconteceu por meio do aplicativo Google Meet, e contou com a participação maciça dos conselheiros municipais de assistência social.

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) promoveu na manhã desta quinta-feira, 15, mais uma reunião ordinária para tratar de temas pertinentes à área. A reunião aconteceu por meio do aplicativo Google Meet, e contou com a participação maciça dos conselheiros municipais de assistência social.

Na reunião, foi aprovada a resolução que convoca a Conferencia Estadual de Assistência Social, prevista para acontecer em outubro de 2021, provavelmente de modo híbrido.

Os conselheiros trataram da realização de uma roda de conversa entre o Ceas, os técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e os Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS), com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos conselheiros nos municípios para que compreendam qual o seu papel e discutir também sobre o processo de realização das conferências municipais.

A reunião discutiu também sobre o Oficio CNAS 30/2021, o qual faz uma solicitação de interlocução dos Conselhos Estaduais de Assistência Social de todo o país para que os colegiados se articulem junto aos deputados e senadores de seus estados no sentido de garantir recursos para a assistência social.

A presidente do Ceas/Tocantins, Simone Braga, disse que o Conselho é um órgão de controle social e guardião da política de assistência social. “Devido ao cenário que estamos vivendo, nesse momento de pandemia, teremos um grande desafio pela frente, com uma demanda gigantesca e a redução no orcamento da assitencia social trará impactos negativos no atendimento do público da assistência social. portanto, precisamos articular junto ao Legislativo a fim de garantir mais recursos para a Assistência Social, como sugere o CNAS.

Ceas

O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.

Fonte: Setas TO