Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Setas Oferece Cuidados com a Saúde, Água e Alimentação aos Romeiros do Senhor do Bonfim

Data do post: 08/08/2019 16:32:41 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Localizada a 12 km do santuário, a barraca organizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), oferece suporte de apoio para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação aos visitantes da festa de Nosso Senhor do Bonfim, que acontece de 6 a 17 de agosto, no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado.

Os visitantes da barraca são recepcionados por uma equipe multifuncional, que além de oferecer apoio também esclarecerá as ações e serviços da Setas, tanto na área da inclusão produtiva urbana e rural, qualificações e capacitações, como os demais projetos e programas, como Lixo e Cidadania, e Bolsa Família.

A Setas já promove esse atendimento aos romeiros há 17 anos, e chega a atender cerca de 2 mil pessoas diariamente. “Assim como nos outros anos, a Setas terá esse espaço perto do Santuário para os devotos, famílias e grupos de romeiros que buscam professar a sua fé. É um local para recuperar as energias e prosseguir em direção ao santuário”, afirmou o secretário estadual do Trabalho, Messias Araújo.

Setas-TO Durante as festividades os romeiros saem da região central de Natividade e vão até o povoado Bonfim a pé, montado a cavalo, ou mesmo de bicicleta. Os grupos mais devotos costumam percorrer uma distância ainda maior, saindo de Gurupi e até mesmo de Palmas, distante 246 km do povoado.

A festa religiosa que teve início na terça-feira com a novena de Nosso Senhor do Bonfim, e recebe anualmente milhares de fieis vindos de várias regiões do Tocantins e do Brasil, encerrará no sábado, 17, ás 7h da manhã com a tradicional Missa dos Romeiros.

Romaria de Nosso Senhor do Bonfim

A tradição do Bonfim na região teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado Bonfim. Conta a tradição popular, que ele a teria levado para a cidade e que, a imagem teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrado. Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Estado do Tocantins.

Fonte: Setas-TO