Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

45 Servidores do Sistema Socioeducativo do TO Foram Capacitados em Cursos de Primeiros Socorros

Data do post: 10/08/2019 21:42:15 Imprimir -  Compartilhar

Foto: Erlene Miranda – Governo do Tocantins Servidores que trabalham no atendimento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participaram de treinamentos de primeiros socorros buscando melhor desenvolvimento de suas atividades profissionais.

Para melhorar o desempenho e capacitar os servidores do Sistema Socioeducativo durante atividades profissionais, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) capacitou 145 servidores do Sistema Socioeducativo em cursos de primeiros socorros e suporte básico a vida apenas no primeiro semestre desse ano. A capacitação é uma iniciativa da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente.

Os cursos ocorreram por meio de parceria entre e a gerência da Escola e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e tiveram carga horária de 16 horas/aula e 25 alunos por turma. Nesta terça-feira, 07, a sétima turma do curso concluiu a qualificação, as aulas foram realizadas excepcionalmente na sede do Samu, entre os dias 06 e 07.

Segundo a gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, Rute Andrade dos Santos, o curso é imprescindível para o bom desenvolvimento das atividades dos servidores. “Esse curso é uma determinação do Sinase, mas, para além dessa normativa, é um curso extremamente prático e necessário para todos os servidos porque contribuirão no cotidiano das unidades, bem como na vida de todos”, informou.

Foto: Erlene Miranda – Governo do Tocantins Os próximos cursos que serão disponibilizados pela escola no segundo semestre estão em fase de planejamento e busca de parcerias, porém a Gerência já informou que formações em primeiros socorros serão retomadas no próximo ano.

Segundo o enfermeiro especialista em urgência e emergência, Mauro Antônio Costa Maues, que ministrou os cursos durante o semestre, o conhecimento repassado é necessário não apenas para a área profissional, mas para toda a vivência do indivíduo. “Muitas vezes podemos nos deparar com situações em que a vida de uma pessoa está em risco, pode ser passando pela rua, em qualquer lugar. Assim é importante ter conhecimento sobre primeiros socorros para que o atendimento básico seja iniciado até a equipe especializada chegar, podendo com essa atitude ajudar a salvar vidas“, afirmou.

O enfermeiro também garantiu que os alunos foram muito participativos durante a realização dos cursos. ”Houve interação dos participantes a todo o momento, questionando e relatando experiências vividas, auxiliando para difusão do conhecimento”, disse.

Para o agente de segurança socioeducativo, Jose Ribamar Brasil Nogueira, o curso é necessário para a qualificação de toda pessoa. “Podemos nos deparar com situações inusitadas a qualquer e momento e, saber discernir um procedimento de outro fará toda a diferença no salvamento de uma vida. E vai além do dia a dia como profissional, vai pra vida toda”, garantiu.

Fonte: Erlene Miranda – Governo do Tocantins