TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Setas Realiza Cursos de Inclusão Produtiva em Municípios do Tocantins

Data do post: 11/08/2019 00:16:19 - Visualizações: (392) Imprimir

Foto2: Setas/Governo do TocantinsNa segunda-feira, 12, as equipes, da Setas, iniciam uma  nova série de cursos, desta vez nos municípios de Araguatins, Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Juarina, Lageado e Xambioá.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), desenvolve programas para inclusão produtiva, por meio de cursos de capacitação para produção de artesanato local, panificação, cabeleireiro, maquiagem e design de sobrancelhas favorecendo o desenvolvimento humano, gerando renda e trabalho e valorizando a convivência familiar e o equilíbrio com o meio ambiente nos municípios tocantinenses. Os cursos são realizados em parceria com as prefeituras.

Com essa proposta, no decorrer do ano, a Setas oferece cursos semiprofissionalizantes de artesanato em 129 municípios do Estado do Tocantins. A meta, em 2019, é de qualificar 2.435 pessoas. Nesse ano, 10 municípios foram atendidos com os cursos, capacitando 578 pessoas. Na quinta-feira, 8, foram  finalizados os cursos realizados em São Félix do Tocantins, e  nesta sexta-feira, 9, as capacitações em São Miguel do Tocantins.

O secretário da Setas, Messias Araújo, explica que as ações de governo visam qualificar as pessoas e gerar emprego e renda para que, automaticamente, saiam da dependência do Estado e tenham suas próprias empresas, para que possam gerar trabalho e renda proporcionando o desenvolvimento econômico e social do Estado. “A qualificação em empreendedorismo propicia o empoderamento das famílias no que se refere ao comércio justo e solidário, ajustando as obrigações, para que as famílias saiam da linha da extrema pobreza e tenham seus próprios empreendimentos”, afirmou.   

Novas turmas

Foto2: Setas/Governo do TocantinsNa segunda-feira, 12, as equipes da Setas iniciam uma nova série de cursos, desta vez nos municípios de Araguatins, Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Juarina, Lageado e Xambioá. Serão ministrados quatro cursos em cada cidade, com previsão de capacitar 243 pessoas. As capacitações seguem até sexta-feira, 16.

Termo de parceria

Durante os eventos serão assinados os termos de parcerias técnicas para o Plano de Ação Estadual, que se celebram entre o Governo do Tocantins, por meio da Setas, e prefeituras, via Secretarias Municipais de Assistência Social. O objetivo é desenvolver ações integradas de inclusão produtiva, urbana e rural, com os 129 municípios de pequeno porte, potencializando os beneficiários dos programas de transferência de renda e de economia solidária.

Palestras

Além dos cursos de Inclusão Socioprodutiva acima citados, também serão ministradas palestras que têm como objetivo conscientizar as comunidades envolvidas no projeto a respeito dos aspectos mais importantes no desenvolvimento humano, que são a geração de trabalho e renda, assim como da situação em que vivem.

Fonte: Eliane Tenório /Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.