TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Parque Estadual do Jalapão Tem o Primeiro Posto Avançado do CBMTO, Específico no Combate Aos Incêndios Florestais do Estado

Data do post: 11/08/2019 00:24:28 - Visualizações: (357) Imprimir

Foto DivulgaçãoAtuação contará com caminhão importado da Itália, próprio para o trabalho com incêndios florestais.

As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Parque Estadual do Jalapão ganharam um reforço de peso: a instalação primeiro do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militares, e junto um caminhão italiano construído para a atuação em áreas hostis, com estradas precárias e mato em chamas. A cerimônia coroando a nova etapa para a região ocorreu na manhã desta sexta-feira, 09, na cidade de São Félix do Jalapão, um dos portais de entrada no Parque.

São Félix do Jalapão estava sediando as discussões do Plano Pluri Anual (PPA), quando o governador Mauro Carlesse e o Coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante do CBMTO, fizeram o anúncio do benefício para a região. Diversas autoridades locais e regionais estavam presentes.

A nova estrutura do Posto Avançado tem base fixa em Mateiros. Lá vão ficar as equipes e o Auto Bomba Tanque Florestais (ABTF), um dos três adquiridos pelo governo do Tocantins. O veículo custou cerca de R$ 1,6 milhão e é super equipado para ações pesadas.

"O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar no Parque Estadual será realizado em parceria com o Naturatins, Polícia Militar Ambiental e as Brigadas Municipais de Combate a Incêndios Florestais. Cada um tem muita importância nesse processo e a atuação será na prevenção, conscientização, monitoramento, combate e repressão aos crimes ambientais", assegurou o comandante.

Perfil

Foto DivulgaçãoO ABTF disponibilizado para o Posto Avançado tem tração 4x4 e conta com um tanque para três mil litros de água. Um dos principais diferenciais é sua capacidade de acessar terrenos hostis, até mesmo com fogo, pois é dotado de um sistema em que ele mesmo lança água sobre sua estrutura. Seja por cima da cabine, em cima da carroceria ou mesmo por baixo, nas rodas e cabeamentos aparentes.

Além disso, o ABTF tem jato de grande pressão sobre a carroceria, que pode ser operado por um bombeiro de forma manual, ou pode acionado por controle remoto, de dentro ou de fora da cabine, conforme a necessidade da equipe. A cabine tem espaço para seis pessoas sentadas.

Fonte: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.