TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Setas Realiza Oficinas e Monitoramento em Municípios Tocantinenses

Data do post: 12/08/2019 18:56:21 - Visualizações: (512) Imprimir

Setas-TO Com proposta de qualificar as equipes da educação municipal, sobre a gestão e a operacionalização do Programa Bolsa Família na Educação, uma equipe que compõe a coordenação inter setorial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), juntamente com uma equipe da Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), estão realizando as Oficinas Regionais para monitoramento do Programa Bolsa Família (PBF) na Educação.

Os eventos acontecem com a presença de representantes de escolas municipais de municípios vizinhos.

Ações

As oficinas e monitoramentos foram iniciados na primeira semana de agosto, nos municípios de Paraíso do Tocantins, Nova Rosalândia, Pugmil e Lagoa da Confusão e seguem, até outubro, em diversos municípios do estado.

Na terça-feira, 13, a oficina acontece em Colinas do Tocantins. Após a oficina, as equipe realizam visitas para monitoramento, em escolas, nos municípios de Brasilândia, Palmeirante e Tupiratins, nos dias 14, 15 e 16.

Agosto

No próximo dia, 20, a oficina acontece em Araguaína, e os monitoramentos estão previstos para os dias 21, 22 e 23, em escolas em Piraquê, Aragominas e Santa Fé do Araguaia.

Já em Porto Nacional a oficina acontece no dia 27. Já os monitoramentos, ocorrem em Monte do Carmo, Ipueiras e Natividade, nos dias 28,29 e 30.

Condicionalidades

Em parceria com a Seduc, a Setas é responsável pela orientação e acompanhamento das famílias para o cumprimento de algumas condicionalidades, a exemplo do acompanhamento da frequência escolar mínima obrigatória de crianças e adolescentes, sendo exigida a frequência de  85% para a faixa etária de 6 a 15 anos e 75% para adolescentes de 16 e 17 anos.

O gestor da Setas, Messias Araújo destaca que o Tocantins vem alcançando bons resultados no acompanhamento da Condicionalidade da Educação, resultados que devem ser atribuídos ao trabalho de sensibilização e orientação feita às equipes de gestão do PBF nos municípios, por meio das políticas públicas realizadas em conjunto, pelos profissionais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde do Estado. “A ação visa muito mais que assegurar a transferência de renda às famílias beneficiárias, mas contribuir para o acesso e permanência das crianças e adolescentes nas escolas”, afirmou.

Oficinas e Monitoramentos

As Oficinas Regionais são destinadas aos Operadores Escolares, Orientadores Educacionais, Gestores Municipais do PBF e Coordenadores Municipais do PBF na Educação.  Já os monitoramentos, acontecem em alguns municípios com a participação das equipes pedagógicas das escolas, equipes municipais de gestão do PBF e representantes das famílias dos alunos beneficiários das respectivas escolas, segundo a coordenadora Estadual do PBF, Carmem Vendramini.

Bolsa Família - É um programa de transferência direta de renda, direcionado para famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O programa se estrutura em torno de três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e ações complementares.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.