Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Academia Itinerante Promove Cursos De Forma Integrada Para As Forças De Segurança Do Tocantins

Data do post: 30/07/2021 22:00:53 Imprimir -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PúblicaAs aulas acontecerão na modalidade presencial e online, 850 vagas serão ofertadas.

A Superintendência de Segurança Integrada (SSI), em atenção a Agenda Ordinária de Cursos da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), instituiu a Academia Itinerante 2021: Ensino a Distância - O Uso da Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem, Compromisso e Cidadania. Os cursos serão ministrados pela Escola Superior de Polícia (Espol). Pela primeira vez os cursos serão ofertados de forma integrada entre as Forças de Segurança do Tocantins, serão disponibilizadas 850 vagas para policiais civis, policiais militares e bombeiros militares.

A proposta é fazer a integração do ensino dos profissionais que compõem as Forças de Segurança do Tocantins, conforme previsão do Plano Estadual de Segurança Pública (PESSE). Para tanto serão ofertadas vagas a 700 a policiais civis, 100 a policiais militares e 50 a bombeiros militares. As vagas serão ofertadas em 22 turmas, que terão início a partir de agosto e seguem até o fim deste ano.

“Os cursos têm como objetivo o aperfeiçoamento intelectual e operacional dos servidores civis, além de promover a integração desses profissionais”, explicou o Superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, Marcelo Falcão.

O primeiro módulo será feito de forma online, pela plataforma virtual de aprendizagem da Escola Superior de Polícia (ead.espol.to.gov.br). Já o segundo, que acontece de forma presencial, será realizado em Araguatins, Araguaína, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.  Para a realização das aulas presenciais serão observadas  todas as medidas necessárias quanto à prevenção da propagação do Novo Coronavírus (COVID-19), quanto às normas vigentes durante o período previsto para realização das aulas presenciais.

Disciplinas ofertadas

Entre as disciplinas ofertadas estão; pacote anticrime e a atividade policial - alterações na legislação penal e criminal, cadeia de custódia, qualidade no atendimento ao público, noções de inteligência policial, manuseio de armas - desmontagem e montagem de pistolas e fuzis, sistemas de gestão operacionais (e-proc, ppe, sgd), biossegurança necropapiloscópica, coleta de material biológico de cadáveres, identificação humana com múltiplas vítimas, saúde mental em tempos de pandemia e isolamento, reprodução facial (retrato falado), perícia necropapiloscópica, processamento e tratamento de imagens de vestígios papiloscópicos, incêndio em veículos e incêndio florestal, técnicas de identificação de manchas de sangue, armamento, munição e tiro policial. (módulo. integrado pm e cb), técnica de investigação dos crimes violentos letais intencionais – cvli, abordagem policial – técnicas de algemamento, abordagem veicular, emboscada e contra emboscada entre outros.

Academia Itinerante

O projeto teve início em 2017 e já formou mais de 1 mil policiais civis em todo o Tocantins. A academia tem como proposta levar a capacitação a municípios principalmente do interior e congrega a Política de Gestão de Pessoas, prevista no Eixo Desenvolvimento humano e organizacional do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – PESSE.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública