Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Monitora Abrigos De Morcegos Hematófagos Em Municípios Da Região Sul Do Tocantins

Data do post: 30/08/2021 20:00:01 Imprimir -  Compartilhar

AdapecO monitoramento iniciou no dia 24 e segue até o próximo dia 31 nos municípios de Gurupi, Jaú do Tocantins e Talismã.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realiza desde o último dia 24 e segue até esta terça-feira, 31, uma ação de controle da raiva dos herbívoros, nos municípios de Gurupi, Talismã e Jaú do Tocantins.

Nestes municípios, a Adapec está realizando monitoramento de abrigos já cadastrados e cadastramento de novos abrigos, entre os novos abrigos cadastrados estão cisternas abandonadas e minas que são classificados como abrigos artificiais, já troncos de árvores e cavernas foram classificados como abrigos naturais.

Na região também foram realizadas, ações de capturas de morcegos hematófagos durante o dia em abrigos e a noite com armadilhas de redes em currais. Os produtores rurais estão sendo orientados sobre a prevenção e sintomas da doença nos animais, formas de transmissão, cuidados e como proceder em casos de notificações comunicando a Agência.

A equipe já monitorou 16 abrigos e realizou visitas em mais de 20 propriedades rurais, inclusive em uma propriedade onde foi confirmado um foco de raiva dos herbívoros, no município de Talismã.

“O controle da raiva dos herbívoros é feito constantemente pela Adapec em todo o Estado, para isso, mantemos uma base de dados que nos permite estabelecer estratégias de ações em áreas consideradas de maior risco, áreas essas que são locais onde há maior incidência de registro da presença de morcegos hematófagos,” disse Raydleno Mateus, acrescentando que é fundamental o proprietário notificar de imediato, a Adapec, sobre a ocorrência ou a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos de tal espécie.

Sintomas:

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral seguido de morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação à defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato também, por meio do Disque Defesa no 0800 063 11 22.

Fonte: Adapec