Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Defesas Agropecuárias Do Tocantins e Da Bahia Reforçam Parceria Na Fiscalização Do Trânsito Para Prevenir Praga Do Cacau e Do Cupuaçu

Data do post: 06/10/2021 15:55:14 Imprimir -  Compartilhar

AdapecTocantins é considerado uma barreira física, por isso a importância da intensificação da fiscalização do trânsito para colaborar com a prevenção da praga.

Cerca de 30 fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins participam de uma capacitação técnica sobre a praga monilíase do cacaueiro e a fiscalização do trânsito de material vegetal e produtos de cacau e cupuaçu, ministrada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O treinamento está ocorrendo na manhã desta quarta-feira, 6, no município de Dianópolis.

O objetivo da Adab é contar com a cooperação técnica da Adapec na fiscalização do trânsito vegetal e de produtos de cacau e cupuaçu para prevenir a praga monilíase que teve ocorrência de foco no Acre, que está sob quarentena. Em função disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou ainda estado emergencial para Acre, Rondônia e Amazonas.

A coordenadora do Programa de Cacau da Adab, Catarina Cotrim, está conduzindo o encontro na abordagem sobre a praga, a importância econômica, as ações de fiscalização e a legislação.

Monilíase

Segundo informações do Mapa, a monilíase é causada pelo fungo Moniliophthora roreri, é uma das mais sérias doenças do cacaueiro, infectando os frutos em qualquer fase de desenvolvimento e, em condições favoráveis, pode causar perdas de até 100% da produção. A dispersão a grandes distâncias entre regiões e/ou países ocorre por intervenção humana principalmente pelo transporte de frutos infectados.

Fonte: Adapec